Manaus, 19 de março de 2024
×
Manaus, 19 de março de 2024

Política

Início da campanha enche as redes sociais dos brasileiros de propaganda política

Os nomes dos candidatos Jair Bolsonaro e Lula ficaram entre os assuntos mais comentados do Brasil nas primeiras horas do 1º dia de campanha.

Início da campanha enche as redes sociais dos brasileiros de propaganda política

Foto: Divulgação / (Ricardo Stuckert e Alan Santos)

Manaus – Desde a virada do dia 15 para o dia 16 de agosto, as redes sociais foram tomadas por propaganda política e até a manhã desta terça-feira (16), os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil eram sobre as eleições.

A campanha eleitoral teve início nesta terça-feira (16) e vão até um dia antes das eleições, que ocorrerão no dia 2 de outubro. Neste primeiro momento, os candidatos podem realizar comícios, caminhadas, carreata ou passeata, bem como campanha com alto-falantes e amplificadores de som, além da distribuição de material gráfico. Também fica autorizada a propaganda na mídia impressa e na internet, o que tem agitado as redes sociais.

Leia mais: Propaganda eleitoral começa nesta terça-feira; saiba o que pode e o que não pode

Quando o relógio marcou 00h desta terça-feira, os políticos ‘trocaram de personagem’ e assumiram o papel de candidatos oficiais, divulgando o número que vão concorrer ao pleito. A frase “agora é oficial” ficou entre os assuntos mais comentados do Brasil, com mais de 15 mil menções.

Apesar de serem mais de 27 mil candidatos, entre presidentes, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, apenas dois candidatos se sobressaíram na internet durante essas primeiras horas de campanha: os candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: Reprodução / Twitter

Com quase 20 mil menções, a hashtag do presidente Lula ficou entre os assuntos mais comentados do Brasil desde a virada de segunda-feira para terça-feira. Nesta manhã, a tag estava em primeiro lugar dos assuntos mais comentados do país.

Já a hashtag do presidente Bolsonaro foi ganhando força apenas nesta manhã. #Vote22Bolsonaro estava entre os 10 assuntos mais comentados, mas nas últimas horas, teve um maior engajamento e alcançou a segunda posição, com quase 8 mil menções.

Leia mais: Lula tem 44 % e Bolsonaro, 32% na largada oficial da campanha, aponta pesquisa Ipec

A empolgação para o início da campanha tomou conta das redes sociais. No Twitter, por exemplo, os internautas abordaram o assunto com memes e pedidos de votos para os candidatos. “Faltam 47 dias para expulsarmos Bolsonaro do poder”, escreveu um internauta.

Foto: Reprodução

“O Brasil merece outra vez oportunidade para sorrir e brilhar a nossa estrela #Vote13”, escreveu outra usuária. Assim como as pesquisas de intenção de voto apontam uma polarização, não seria diferente, ou seja, a timeline ficou dividida entre Lula e Bolsonaro.

Enquanto os apoiadores do petista faziam diversos memes, os aliados do presidente Bolsonaro aproveitaram para dar uma alfinetada no rival, mas sem deixar de mostrar a preferência pela reeleição do atual presidente.

“Hoje a gente já pode pedir de peito aberto! Não ao retrocesso! Não a cleptocracia! Deixa esse ódio de lado e vem amar o homi! #Vote22Bolsonaro”, escreveu uma usuária. “É Jair ou já era. #Vote22Bolsonaro”, escreveu outro internauta.

Confira os tweets:

https://twitter.com/JosiasBor/status/1559509899247337475?s=20&t=G_xpfLPmJYSzdOF532T1Kw
https://twitter.com/lazarorosa25/status/1559381073682997252?s=20&t=G_xpfLPmJYSzdOF532T1Kw
https://twitter.com/RenataDerib/status/1559521984479989766?s=20&t=G_xpfLPmJYSzdOF532T1Kw