Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

‘A curva de casos só vai começar a decrescer em 80 dias’, diz secretário

Marcelo Magaldi comentou o tema na Tribuna Popular virtual da Câmara Municipal que tratou sobre ações de combate ao coronavírus.

‘A curva de casos só vai começar a decrescer em 80 dias’, diz secretário

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, participou na manhã desta quarta-feira, 1° de abril, da Tribuna Popular virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para tratar sobre ações de combate e prevenção ao novo coronavírus na capital amazonense.

Entre a ações da Semsa e da prefeitura está a criação de um hotsite no qual está disponibilizada informações oficiais sobre o novo coronavírus e  um chat por meio do qual o usuário pode fazer contato com uma equipe multidisciplinar treinada para esclarecer as dúvidas da população.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Manaus foi notificado há 21 dias, o secretário afirmou que dentro de 45 dias haverá o crescimento da curva de casos, e somente em 80 dias terá a descida da curva.

“É cedo ainda para falar sobre a volta das aulas, podemos chegar entre 5 a 10 mil casos, vamos esperar um pouco mais para confirmar essa expectativa , todo dia vemos a projeção e analisamos com os  casos confirmados, segundo estudos dentro de 45 dias para as taxas crescentes e estabilizar em 80 dias, abril e maio serão difíceis, esperamos alguma melhora em junho, dois meses duros, esperamos que as pessoas mantenham o isolamento social para minimizar o contágio”, disse Magaldi.

A secretaria tem em estoque os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas já está em contato com os fornecedores para o restabelecimento dos produtos, em Manaus já há fábrica local para a produção de máscara cirúrgicas e de produção de álcool em gel.

Está previsto para dia 10 de abril a chegada de 25 mil testes rápidos, que custaram R$ 78 cada, o secretário informou que a determinação do Ministério da Saúde é que todos os casos confirmados nos testes rápidos deverão ir para a contraprova do Laboratório Central (Lacen).

“O Ministério da Saúde determina que todos os casos confirmados têm que realizar a contraprova, mas esses casos já irão se isolar e guardar o resultado”, disse Magaldi.

UBS

Em Manaus, são 14 unidades básicas de saúde que estão atendendo à população, pessoas com sintoma gripal estão sendo atendidas e se necessário encaminhadas para o Hospital Delfina Azzis.

“A pessoa que chegar com um sintoma gripal, coloca imediatamente a máscara, vai para a sala rosa, que é a sala de isolamento, o médico avalia, prescreve o medicamento e se precisar é encaminhado para o hospital de referência do estado para o atendimento do coronavírus”, indagou o secretário.

Uma das preocupações do secretário é a reposição dos médicos que estão em licença médica, o Ministério Público confirmou o envio de  74 médicos do programa Mais Médicos para a cidade de Manaus, além do processo seletivo para a contratação de servidores.

Vacinação contra a Influenza

Mais de 70 mil pessoas de 60 anos ou mais  já foram vacinadas contra a Influenza, equivalente a mais de 60% do total de idosos, 50 mil foram vacinados em casa e mais de 20 mil nos drive-thru.

“Nosso trabalho de vacinação vai prosseguir, dentro das estratégias adotadas para resguardar a saúde dessa parcela da população. Pedimos que os idosos não se preocupem e, principalmente, que fiquem em suas casas”, apelou Magaldi.