Alunos produzem perfume em sala de aula em projeto da FAPEAM

US - R$ 5,10

×

Alunos produzem perfume em sala de aula em projeto da FAPEAM

Os experimentos voltados para as disciplinas de Química e Física fazem parte de um projeto desenvolvido com estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Profª Lecita Fonseca Ramos

Muito comercializado na indústria de cosméticos, o perfume é usado por grande parte das pessoas e pode até marcar a vida delas, fazendo relembrar emoções, pessoas e lugares. Agora, já imaginou aprender o processo de produção de um perfume? Essa foi a experiência que o professor Roberth José Pereira Fernandes colocou em prática entre seus alunos do Ensino Médio, ao utilizar o processo de extração de essências naturais para a produção de perfume como didática nas aulas de Química e Física.

Os experimentos com Química e Física fazem parte de um projeto desenvolvido com estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Profª Lecita Fonseca Ramos, localizada no bairro Monte das Oliveiras. A iniciativa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

Durante as atividades, o professor e os alunos construíram uma espécie de destilador artesanal, confeccionado a partir de materiais alternativos de baixo custo e fácil acesso, como panela de pressão, garrafão PET de 20 litros, cobre e torneiras. Os instrumentos foram utilizados na extração de essências naturais de plantas cultivadas dentro da horta escolar, como capim-limão, capim-cidreira, manjericão, hortelã, entre outras.

O professor Roberth José, coordenador do projeto, destaca que a proposta foi a de contextualizar os conteúdos ministrados dentro de sala de aula, nas disciplinas de Química e Física, por meio da extração de essências das plantas encontradas na horta escolar para a produção de perfumes, utilizando práticas experimentais.

 “A iniciativa da produção de perfumes caseiros no laboratório de química com os alunos é uma forma de auxiliar no estudo de temas abordados e estudados na disciplina, como estruturas, misturas, soluções, densidade de uma solução e concentração, essências, visto que também são usados no processo de produção dos perfumes” explica o professor

Vitória Lima Sampaio, aluna da rede estadual participa de um projeto do PCE pela segunda vez. A estudante está no 1° ano e comenta a importância da atividade que concilia teoria e prática em sala de aula.

“Assuntos ministrados dentro de sala de aula colocados em prática nos estimula bastante. Tive a oportunidade de aprender através da prática na produção de perfume e obter mais conhecimento” diz aluna.

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma iniciativa da Fapeam, que vem sendo realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, e a Secretaria de Municipal de Educação (Semed). O programa objetiva a participação de professores e alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades.

*Com informações da assessoria

Faça um comentário