Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Aparecida leva o Carnaval de 2020 e conquista 23º título do Grupo Especial

Com o enredo 'Ritual' a Aparecida levou o respeito às diversas crenças, credos e costumes da humanidade que, com suas diferenças, criaram nossa cultura

Aparecida leva o Carnaval de 2020 e conquista 23º título do Grupo Especial

Fotos: Márcio Silva/Amazonas1

A grande campeã do Carnaval de Manaus de 2020 é a Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida. Após quatro anos, a Aparecida recebe o troféu e conquista o 23º título de campeã do Grupo Especial. Os foliões e mestres de bateria da escola de samba chamaram o triunfo de “resgate da soberania”.

“A gente trabalhou muito, muito mesmo e toda essa nova gestão veio para resgatar isso, esse sangue nos olhos pelo título, esse espetáculo, a soberania da Aparecida. É isso que o povo queria ver e foi isso que entregamos.” revela Kilson Costa, mestre de bateria. Paulo Roberto, o mestre Pauliho como é conhecido, explicou como a escolha do tema também foi importante para o título. 

“O tema foi certeiro, a gente sabe muito trabalhar essa questão de desenvolver e dá outra visão sobre um tema e a bateria comprou nossa ideia. Nosso figurino ficou lindo, fantasias confortáveis para nossos ritmistas. A gente conseguiu mostrar às nossas direções a concepção que tínhamos sobre o tema no espetáculo e esse foi o retorno.” explica o mestre de alas da escola. 

Fotos: Márcio Silva/Amazonas1

Com o enredo ‘Ritual’, a Aparecida levou o respeito às diversas crenças, credos e costumes da humanidade que com suas diferenças contribuíram  para a formação da nossa cultura. A agremiação reuniu 3 mil foliões no desfile, Janaína Vilaça (47), foi um deles. A porta-bandeira revelou que desfila pela escola desde os 10 anos de idade e que herdou a tradição construída ao longo dos anos pela família de desfilar, tocar e confeccionar fantasias pela Mocidade Aparecida, por ser bisneta de Zeni Mangabeira, uma das primeiras costureiras de fantasias da escola. 

“A minha família tem uma história nessa escola, as matriarcas da família, minhas avós e tias avós moraram aqui na região e todas elas estavam presentes quando a escola se formou e elas foram as responsáveis por elaborarem e confeccionar as primeiras fantasias da escola. Era a Zeni e a Bebé Mangabeira, minha mãe e tia, crescemos aqui ajudando elas nas confecções e desfilando pelas alas infantis, tocando nas baterias, a família inteira descia nas alas, era lindo de ver e hoje ainda estamos aqui.” relembra a destaque da escola desse ano. 

Aparecida leva o Carnaval de 2020 e conquista 23º título do Grupo Especial

(Foto: Michel Dantas)

 

Em entrevista ao Amazonas 1, o presidente da escola de samba Luís Pacheco declara que o “segundo lugar não serve para Aparecida” e que o resultado já era esperado. 

“Sabemos que o primeiro lugar aqui, é bom, mas o segundo lugar é primeiro dos últimos. O segundo lugar não serve para a Aparecida, lutamos, nos dedicamos, para alcançar o primeiro lugar. O resultado já era esperado. Agora já estamos com o título e hoje somos a escola com maior número de títulos de carnaval de rua do Brasil.” declara o presidente da Aparecida. 

 

Veja também: Diversidade de temas e ritmos marca o desfile do Grupo Especial

Resultado final do Carnaval 2020 – Grupo Especial

1º Mocidade Independente da Aparecida
2º Reino Unido da Liberdade
3º Grande Família
4º Andanças de Ciganos
5º Unidos do Alvorada
6º Primos da Ilha
7º Vitória Régia
8º Mocidade Independente do Coroado

*Mais informações em instantes*