Aplicativo para denúncias ambientais é criado pela UEA e TCE

US - R$ 4,19

×

Aplicativo para denúncias ambientais é criado pela UEA e TCE

Um novo aliado no combate aos crimes ambientais foi lançado nesta sexta-feira, 18,10, durante o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental

Um novo aliado no combate aos crimes ambientais foi lançado nesta sexta-feira, 18, durante o 2º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas: o aplicativo “Sou Eco”. Criado pelos alunos de Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Isaque Vilson Batista e Vinicius Tavares, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), o app permite que a população envie, em tempo real e de qualquer lugar do Amazonas, vídeos e imagens de crimes ambientais em áreas urbanas para o departamento do Tribunal.

Após a finalização da denúncia, o usuário recebe imediatamente um email do Departamento de Auditoria Ambiental (DEAMB) do TCE-AM, informando sobre as providências que serão tomadas referentes ao caso. Posteriormente, será enviado ao denunciante um número de registro para que o mesmo acompanhe o andamento do processo por meio do email ou por consulta online.

O Sou Eco é um aplicativo proposto pelo conselheiro Júlio Pinheiro. “A população a partir de agora poderá ser um agente de combate contra os crimes ambientais e colaborar de forma positiva na preservação do meio ambiente enviando suas denúncias de forma rápida e eficaz para o órgão fiscalizador. O aplicativo é um instrumento que veio para somar nas questões ambientais”, ressaltou o professor da UEA, Antônio Mesquita.

Como funciona?

O aplicativo promete trazer benefícios socioambientais a todo o estado do Amazonas, já que permite que as denúncias sejam enviadas de qualquer lugar onde os usuários estejam. Será possível tirar fotos de ocorrências ambientais como queimadas, invasões, presença de animais silvestres, além de ser feita uma pequena descrição e as coordenadas geográficas da localização do ocorrido.

Após a finalização da denúncia, o usuário recebe imediatamente um email do Departamento de Auditoria Ambiental do TCE-AM (DEAMB) informando quais providências sobre o caso serão tomadas. Em seguida, será enviado ao denunciante um número de registro para permitir o acompanhamento do andamento do processo por meio do email ou consulta online.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e, neste primeiro momento, está disponível apenas no sistema operacional Android.

 

(*) Com informações da assessoria 

Faça um comentário