Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Arthur aumenta gastos com publicidade e valor chega a mais de R$ 46 milhões

Arthur aumenta gastos com publicidade e valor chega a mais de R$ 46 milhões

Arthur Neto: prefeito investe na sua promoção na mídia (Semcom)

Da Redação

O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), gastou mais de R$ 46,6 milhões em publicidade institucional somente neste ano, uma média de R$ 6,6 milhões ao mês, se considerado o período de janeiro a julho. Quando contabilizada a média mensal da despesa com publicidade até o mês de julho deste ano, a prefeitura gastou 13% a mais em 2017 se comparado a 2016, passando de R$ 5,11 milhões para R$ 6,66 milhões.  Os cálculos são embasados em dados disponíveis no Portal da Transparência, da Prefeitura de Manaus, relativos aos pagamentos efetivamente executados.

Dos R$ 46,6 milhões gastos em publicidade pela prefeitura, R$ 44,8 milhões foram destinados a quatro agências de propaganda e marketing. O restante foi aplicado no pagamento de impostos, salários e demais contratos para a manutenção da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

O valor global pago, em 2017, para manter a pasta e produzir peças e material publicitário para a Prefeitura de Manaus, corresponde a 74,81% de todos os pagamentos registrados nos 12 meses de 2016, que somaram R$61,38 milhões.

Segundo dados do Portal Transparência, R$ 46,6 milhões gastos em publicidade superam os valores injetados em diversos outros órgãos municipais, como por exemplo, a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, que contabilizou, neste ano, R$ 7,6 milhões em recursos aplicados para sua manutenção, seis vezes menos que a Semcom. Ou, ainda, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que gastou cerca de 10 milhões em seus projetos sociais e para manter a pasta, quatro vezes menos que a Secretaria de Comunicação.

O grande gasto  com publicidade do município contrasta com a justificativa dada pela Prefeitura de Manaus para não conceder reajuste aos professores. Na semana passada, a secretária da Semed, Kátia Helena, e o vice-prefeito Marcos Rotta  (PSDB)   informaram,  durante uma coletiva á imprensa, que a prefeitura não tem dinheiro para aumentar os salários dos educadores.  Na entrevista – que não contou com a presença do prefeito Arthur Neto -, Kátia admitiu que a folha de pagamento do município está próxima do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “É praticamente impossível garantirmos esse reajuste. Não depende só da Semed”, afirmou a titular da pasta.

Falta de transparência

O levantamento de dados no portal da Transparência incluiu 36 páginas, já que o site não traz informações consolidadas por empresa, o que dificulta a pesquisa. O Site Amazonas1 entrou em contato com a Secom para solicitar informações sobre o aumento nos gastos com publicidade, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Em junho de 2017, o prefeito Arthur Neto (PSDB) renovou contratos que somaram R$ 20 milhões com três empresas de publicidade de Manaus. Cada uma ficou com uma fatia de R$6.750.000 para injetar no marketing institucional da Prefeitura. O vereador oposicionista Chico Preto (PMN) pediu a Arthur explicações acerca dos contratos milionários assinados na gestão dele para dar ‘transparência’ aos atos do Executivo. O requerimento está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Perguntas não respondidas pela Secom:

1) O Site Amazonas1 está produzindo um material sobre os gastos com publicidade, registrados pela Prefeitura de Manaus, em 2017. Ao analisar os dados do portal da Transparência, constatou-se que houve um aumento na média mensal gasta com publicidade, frente ao que foi injetado no ano passado. Em 2016, a média era de R$ 5,11 milhões ao mês e, neste ano, já considerando, a média mensal foi de R$6,66 milhões. O quê justifica o aumento?

2) Outra questão é: o valor exorbitante gasto com publicidade não faz falta em outras áreas essenciais? Recentemente, a Prefeitura publicou um extrato no Diário Oficial, informando não ter R$ 10 milhões para dar como contrapartida à empresa contratada para construir milhares de unidades habitacionais na capital, condição que foi aceita pela empresa. Não seria um exemplo?

3) Há alguns meses, o site Amazonas1 publicou matéria sobre gastos com propaganda institucional. À época, a Secom informou que o portal da Transparência, que reunia informações de diversas secretarias, passaria por mudanças para ter as informações pendentes atualizadas. Por que algumas secretarias continuam com dados de receita e despesa indisponíveis, desrespeitando a Lei da Transparência?

Aguardamos retorno.

Obrigada