Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Associação promove mutirão de registro de pessoas Trans

O mutirão será voltado para a população "T" (Trans), em prol do acesso à retificação de nome em documentos de cunho social.

Associação promove mutirão de registro de pessoas Trans

A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (ASSOTRAM) realizará, de 20 a 29 de janeiro, o Mutirão de Registro de Nascimento. A ação será voltada para travestis e transexuais, a chamada população “T”.

No primeiro momento, a ASSOTRAM está convocando a sociedade trans para participar de uma reunião na qual será explicado como funcionará o mutirão. Faz-se necessário que os interessados levem seus documentos básicos: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e Certificado de Dispensa Militar (caso se aplique à pessoa “T”). O restante da documentação terá auxilio da associação na retirada.

O mutirão é uma iniciativa da ASSOTRAM para auxiliar o processo de retificação de nome e contará com a parceria do Fundo ELAS, através do apoio do projeto “Mulheres em Movimento”. A ação faz parte da programação do mês de visibilidade trans.

ASSOTRAM

A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas – ASSOTRAM, foi fundada em 16 de agosto de 2017. É uma associação civil sem fins lucrativos de natureza não governamental, que se constitui como pessoa jurídica de direito privado, destituída de quaisquer vínculos político-partidárias. Possui sede e foro em Manaus – AM.

Tem como objetivo a busca por espaço e direitos fundamentais da pessoa trans. O coletivo foi criado visando a representatividade de luta pelo segmento e para auxiliar outras pessoas que buscam informações e apoio.

A ASSOTRAM luta pelos direitos civis e pela implementação de políticas públicas que garantam cidadania, segurança e respeito à comunidade travesti e transexual. Além de ter a finalidade de alcançar a sociedade e estabelecer uma reforma de cunho social na cidade. A instituição é filiada à Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, desde a sua fundação (2017).

A instituição desenvolve ações junto ao Fórum de OSC/HIV/AIDS/HV e Tuberculose na prevenção de ISTs/AIDS/HIV, e aplica oficinas de formação política, cidadania, identidade sexual e identidade de gênero, a partir de áreas como a cultura, a educação, o esporte e lazer.

WORKSHOP

Nos dias 28 e 29 de janeiro a ASSOTRAM promoverá, no Palácio da Justiça do Amazonas, o III Workshop de Visibilidade Trans do Amazonas “Corpos (RE)existentes”, o evento faz parte do Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro, realizado anualmente para que direitos e cidadania da população de travestis, mulheres e homens trans sejam reconhecidos. 

SERVIÇO

Mutirão de Registros de Nascimento

Quando: 20 a 29 de janeiro de 2020

Onde: Rua Virgílio Freire, Nº 27, Cnj. Eldorado, Parque 10 de Novembro

Horário: A partir das 13h