Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Com queda de casos de Covid-19, hospital de campanha é fechado

Inaugurado em 13 de abril, durante o pico de casos de coronavírus, o hospital nasceu de uma parceria entre a prefeitura de Manaus com a iniciativa privada

Com queda de casos de Covid-19, hospital de campanha é fechado

O hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, localizado no Lago Azul, zona Norte de Manaus, criado para desafogar o sistema estadual de saúde durante a pandemia da Covid-19, deixará de atender novos pacientes a partir desta segunda-feira, 15. A informação foi confirmada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto na noite deste domingo, 14, embasada na redução de casos da doença na capital. A unidade já curou mais de 570 pacientes, sendo 28 indígenas.  Atualmente, 46 pacientes seguem internados em tratamento no hospital.

Inaugurado no dia 13 de abril, durante o pico de casos de coronavírus em Manaus, o hospital de campanha nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus com a iniciativa privada, por meio do grupo Samel e instituto Transire. Implantando em apenas quatro dias nos prédios de um Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), a unidade possui mais de seis mil metros quadrados.

De acordo com o prefeito, todos os pacientes que ainda se encontram no hospital continuarão recebendo o tratamento normalmente. Após a alta médica do último paciente, o hospital de campanha deverá interromper suas atividades. A taxa de ocupação, atualmente, é de 30%, de um total de 180 leitos ativos, entre enfermarias, semi-intensivas e UTI.

“O hospital de campanha cumpriu a sua missão. Fizemos às pressas para socorrer o governo do Estado, sobretudo a população de Manaus, e transformamos uma escola em hospital em tempo recorde, mas está na hora de fechar o hospital e fazer com que retorne ao seu destino de escola”, disse Arthur

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, que esteve no hospital de campanha neste domingo, a prefeitura tem acompanhado de perto todos os indicadores de Covid-19, como casos confirmados, atendimento de suspeitos e observa-se que há uma redução em Manaus dos casos, refletindo inclusive na redução das internações no hospital de campanha.

“ Agradecemos todos os servidores que atuaram na linha de frente: médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas, que enfrentaram aqui dentro, de peito aberto e com determinação, esse inimigo poderoso e invisível que afetou de forma tão grave a população de Manaus”, comentou o secretário.

Indígenas recuperados

Um dos marcos do hospital de campanha municipal Gilberto Novaes foi o tratamento de indígenas infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, 28 pacientes indígenas foram tratados e deixaram a unidade de saúde curados. O último indígena a receber alta foi Mateus Batista, de 64 anos, da etnia Sateré-Mawé. Ele deixou o hospital na última sexta-feira, 12.

Desde o dia 22 de maio, o hospital prestou todo o atendimento necessário e digno aos indígenas, vítimas da Covid-19.

Os 28 pacientes indígenas foram acolhidos em uma enfermaria exclusiva, em respeito à sua cultura e para garantir seu bem-estar durante a internação.  As primeiras altas médicas a pacientes indígenas foram concedidas no dia 25 de maio. Para garantir a segurança no retorno aos seus lares, todos os indígenas recuperados foram transportados em ambulâncias.

 

 

(*) Com informações da assessoria