Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

‘Doutor Thomas’ agora é uma instituição de longa permanência

Espaço reformado e revitalizado foi entregue nesta terça-feira, 12, pelo prefeito Arthur Neto. Atualmente, a instituição possui 132 idosos internos

‘Doutor Thomas’ agora é uma instituição de longa permanência

Fundação Dr. Thomas agora é um espaço de longa permanência para idosos (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

Com 132 idosos internos, a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Dr. Thomas teve seu espaço reformado e ampliado entregue nesta terça-feira, 12, em solenidade presidida pelo prefeito Arthur Neto (PSDB). A revitalização foi feita conforme as normas e diretrizes adequadas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s).

Durante a inauguração o prefeito relembrou as reformas anteriores e ressaltou a importância da instituição. “Eu tenho o prazer de dizer que agora a nossa fundação tem condições de abrigar os idosos com longa permanência, ou seja, está aparelhada para receber as pessoas e, assim, garantir uma velhice saudável com o amparo do poder público”, disse.

A obra contou com recursos de emenda parlamentar do vereador Hiram Nicolau (PSD), no valor de R$ 360 mil, melhorando as instalações físicas da Fundação e possibilitando a troca de todas as mobílias. “Estou muito feliz de poder fazer parte disso, são nessas horas que o nosso mandato vale a pena que a gente pode fazer a diferença na vida das pessoas e nós já nos reunimos com a direção da FDT para poder trabalhar em questões futuras e vamos atrás de saber quais são as maiores necessidades da fundação”, explicou o vereador.

Uma das inovações foi a construção da enfermaria de cuidados paliativos, com a proposta de promover cuidados mais humanizados para os idosos e considerada uma medida inovadora para oferecer aos idosos que já estão em casos avançados a oportunidade de ter um cuidado mais humanizado. Vários equipamentos médicos e camas foram comprados, além disso, o centro de reabilitação e fisioterapia foram reformados.

Prefeito Arthur Neto na entrega do espaço revitalizado (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

Segundo a diretora presidente da FDT, Martha Moutinho, a fundação passou de casa de repouso para uma instituição de longa permanência, seguindo as novas da RDC n° 283, que dispõe sobre normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos, de caráter residência. Agora o espaço é reconhecido pela excelência em qualidade de vida para a terceira idade, e agora conta com pavilhões coletivos e independentes, refeitório, cozinha, farmácia, enfermaria, enfermaria de cuidados paliativos, sala de reabilitação para idoso, dala de estimulação cognitiva, horta, capela, paisagismo e vigilância.

O aposentado Mário Rodrigues, 69, é um dos idosos institucionalizados que mora na fundação, há poucos meses no local, ele avalia a reforma: “Conheci a FDT quando a cobertura ainda era de palha, era horrível e as pessoas viviam assim. Com as transformações ao longo dos anos, melhorou bastante, agora estamos bem orientados, temos um atendimento ótimo em cada setor e isso é muito bom”, concluiu.

(*) Com informações da assessoria