Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Duas mil pessoas comparecem ao Vasco Vazques no 1º dia de contratação da saúde

O processo de contratação está sendo realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, e logo pela manhã, a fila no local já era grande

Duas mil pessoas comparecem ao Vasco Vazques no 1º dia de contratação da saúde

Contratação iniciou na manhã desta quarta-feira (Foto: Márcio Silva)

O Governo do Amazonas iniciou nesta quarta-feira, 08, a contratação direta dos servidores terceirizados, que possuem vínculo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

O processo está sendo realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, e logo pela manhã, a fila no local já era grande.

Aproximadamente 2 mil pessoas já haviam passado pelo local, apenas durante esta manhã. Alguns servidores que estavam na fila para a contratação reclamavam da falta de acesso à lista com o nome de quem seria contratado.

A técnica em enfermagem Elisângela Siva explica que desde cedo estava na fila e não teve acesso à lista.

(Foto: Márcio Silva)

“Nós só vamos saber após passar horas na fila, também têm situações de colegas que abandonaram a escala no mês de dezembro e o nome está na lista. Quando a gente vai procurar a direção do hospital eles falam pra gente vir direto”, protestou.

Segundo a secretária executiva de Ação Especializada da Susam, Dayana Mejia, os servidores que constam na lista são os que não deixaram seus postos de trabalho nos últimos meses. 

“Compusemos uma lista de acordo com as escalas das nossas unidades, essas listas foram apresentadas pelas próprias empresas e são exatamente daqueles trabalhadores que estão prestando serviço para o Estado”, explicou.

Para aqueles que não constam na relação, a secretária informou que os trabalhadores estão sendo orientados a abrir um processo administrativo na Susam: “nós vamos instruir esse processo e averiguar se eles estiveram em algum momento em algumas das relações desde outubro a janeiro e nós vamos dar uma resposta em até 10 dias para esse cidadão”.

Sindicato

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviço de Saúde do Estado do Amazonas (SINDIPRIV-AM), todas as empresas terceirizadas terão uma quantidade de servidores absolvidos pelo Estado, e aqueles que não contam nessa lista passaram por uma análise.

“Os únicos trabalhadores que vão ficar de fora para uma análise são aqueles trabalhadores que foram retirados da escala por ‘assédio’, porque eles não podiam ir trabalhar por falta de vale transporte e pagamento, os donos das empresas se viram no direito de retirar esses trabalhadores da escala”, disse.

“Eu pessoalmente espero que todos sejam contratados, pois isso foi injusto, tendo em vista a atual situação da saúde no estado”, acrescentou.

Esclarecimento

O Ministério Público do Estado (MP-AM) emitiu uma nota no último dia 6, onde explicou que não recebeu explicações técnicas do plano de contratação, e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) também emitiu uma nota nesta terça-feira, 7, em que informa que não houve consulta técnica a Corte de Contas. 

Secretário da Susam, Rodrigo Tobias (Foto: Márcio Silva)

Em resposta as notas, o secretário de saúde disse que o Governo tem uma boa relação com o legislativo, o judiciário e os órgãos de controle. Segundo ele, as notas são formas de esclarecimento genuínas e não representam risco ao processo de contratação direta.

“Recebemos as notas com muita responsabilidade, e a gente quer escutar todos os órgãos de controle. Queremos fazer tudo dentro dos princípios da administração pública e vamos conversar com os órgãos para seguir com a contratação”, explicou.