Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Bares são autuados durante ação de combate à poluição sonora

Apenas três tiveram equipamentos de som apreendidos. O condutor do veículo equipado com paredão, flagrado em funcionamento, foi multado em R$195,23

Bares são autuados durante ação de combate à poluição sonora

Foto: Divulgação / Semmas

Cinco estabelecimentos autuados, entre os quais um posto de gasolina no bairro Coroado, zona Leste, e um veículo com paredão de som multado foram o saldo da primeira operação integrada de combate à poluição sonora realizada na noite desta sexta-feira, 10, e madrugada de sábado, 11.

Coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Gabinete de Gestão Integrado Municipal – GGIM e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a operação contou com a participação do Batalhão Ambiental da Policia Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) – Gestão de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Delegacia Especializada em Meio Ambiente da Policia Civil.

 

Veja mais: Legislação proíbe funcionamento de som automotivo em via pública

Foram feitas abordagens a bares situados no Conjunto Vieiralves, nos bairros Novo Israel, Novo Aleixo, Raiz, Coroado e Praça 14, todos com denúncias e procedimentos administrativos instaurados, inclusive pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por ausência de licença e descumprimento de interdição de uso de som.

Apenas três tiveram equipamentos de som apreendidos. O condutor do veículo equipado com paredão, flagrado em funcionamento, foi multado em R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela fiscalização do IMMU.

“As operações integradas tiveram um papel fundamental para o trabalho de combate à poluição sonora em 2019 e este ano o trabalho será intensificado pela Comissão Integrada de Fiscalização (CIF), com o reforço dos órgãos de trânsito”, explicou o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, reforçando que é infração grave usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

(*) Com informações da assessoria