Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Descaso de Arthur com UBS dos ramais do Pau Rosa e da Cooperativa na mira do MP

Entre os problemas identificados pelo MP estão: sujeira no local, falta de energia elétrica e água, armazenamento de produtos para a saúde no chão, falta de papel toalha e sabonete para lavagem de mãos

Descaso de Arthur com UBS dos ramais do Pau Rosa e da Cooperativa na mira do MP

Foto: Semcom

A estrutura precária em que se encontra uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Ramal da Cooperativa, no km 21 da BR-174, zona rural de Manaus, virou alvo de um procedimento preparatório instaurado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), no último dia 21.

As Unidades Básicas de Saúde em Manaus (UBSs) , que devem fazer atendimento de assistência básica à população, são de responsabilidade do prefeito Arthur Neto (PSDB), que está nos últimos dias do seu mandato.

Leia mais: Justiça manda suspender licitação milionária de Arthur para centro de mídia da Semed

De acordo com a portaria assinada pela promotora de Justiça, Silvana Nobre de Lima, a apuração é fruto de uma vistoria realizada no local, no início de 2019, a pedido da própria promotora.

No relatório da inspeção consta que, inicialmente, foi feita vistoria na UBS do Ramal do Pau Rosa. Durante os trabalhos, foram detectadas irregularidades, também, na UBS no Ramal da Cooperativa.

Leia mais: Após pressão, Arthur Neto anuncia pagamento de R$ 1 mil de abono do Fundeb

Entre os problemas identificados estão: sujeira no local, falta de energia elétrica e água, armazenamento de produtos para a saúde no chão, falta de papel toalha e sabonete para lavagem de mãos, além de equipamentos e mobiliários em péssimos estado de conservação.

Nas duas Unidades Básicas de Saúde, conforme consta no relatório, são necessárias as seguintes mudanças estruturais: substituição das lâmpadas queimadas, substituição do forro no teto, pintura do imóvel, manutenção na bomba do poço artesiano.

Leia mais: ‘Não fez uma ação sequer efetiva contra a pandemia’, dispara Wilson contra Arthur

Sem retorno

A reportagem do Portal AM1 entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para saber por qual motivo as unidades de saúde estão em completo abandono. Porém, não houve retorno até a publicação da matéria.