Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Estudantes municipais recebem certificado de empreendedorismo

No curso, para 3,8 mil estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, foram abordados temas como empresas em ação e gerenciamento financeiro

Estudantes municipais recebem certificado de empreendedorismo

(Márcio Silva / Amazonas1)

O programa “Empreendedorismo nas escolas” certificou 3,8 mil estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal em solenidade na tarde desta quarta-feira, 04, com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), na arena poliesportiva Amadeu Teixeira. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Juntamente com a Junior Achievement Amazonas, os cursos tinham carga horária de 12 horas e atenderam os alunos da 8º e 9º série, e as turmas do 5º ao 7º ano turmas tiveram  carga horária de 5 horas. Para todos os anos foram abordados temas como empresas em ação, para explicar o papel das empresas para a sociedade; gerenciamento financeiro, para ajudar os jovens a entenderem como o dinheiro vai para a casa; e como ele é gerenciado.

“Aquele que quer trabalhar e crescer em uma determinada carreira é apoiado, mas aquele outro que quer empreender e ir para o mercado concorrer, tem que ser apoiado também, então sabemos que ajudando pessoas de várias idades, principalmente dessa garotada, a gente tá preparando uma Manaus 4.0, desenvolvida tecnologicamente e socialmente mais justa” declarou Arthur.

O projeto, que tem como objetivo implementar a cultura empreendedora nas escolas da educação de base do município, foi lançado em junho do ano passado e é parte integrante do programa “Manaus mais empreendedora”. Em sua edição piloto, foram capacitados mais de 1,5 mil estudantes.

“O que a gente vem fazendo em Manaus e mostrando, que é traduzido na melhoria dos nossos índices,  é que estamos preparando os nossos estudantes para o desafio no mundo contemporâneo. Então a educação pública de Manaus vem trabalhando com o empreendedorismo como um eixo transversal em todas as disciplinas, e por meio desta parceria com a Semtepi estamos dando um passo grande para preparar esses alunos para serem mais líderes, proativos, criativos e colaborativos”, disse a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, informando que o projeto está só começando.