Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Manchete

Ex-secretários do Estado, Evandro Melo e Pedro Elias, conseguem prisão domiciliar

Ex-secretários do Estado, Evandro Melo e Pedro Elias, conseguem prisão domiciliar

Ambos foram indiciados por esquema que desviou recursos públicos da Saúde do Amazonas - Foto: Reprodução

O irmão do ex-governador José Melo e ex-secretário de Administração, Evandro Melo e o ex-secretário de Saúde do Estado, Pedro Elias, deixam nesta quarta-feira (31), o Centro Detenção Provisória Masculino 2 (CDM2), na BR 174, para cumprir prisão domiciliar. Ambos foram indiciados por esquema que desviou recursos públicos da Saúde do Amazonas. Evandro Melo será monitorado por tornozeleira.

Ambos foram indiciados por esquema que desviou recursos públicos da Saúde do Amazonas – Foto: Reprodução

 

O ex-governador José Melo e seus ex-secretários de Fazenda, Afonso Lobo, de Administração, Evandro Melo, e de Saúde, Wilson Alecrim e Pedro Elias, foram indiciados pela Polícia Federal (PF), nos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, na investigação que apurou crimes de desvios de dinheiro público da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Pela legislação, as penas dos crimes variam de 8 a 30 anos de prisão.

No relatório, assinado pelo delegado Alexandre Teixeira dos Santos, a PF informa “fortes indícios” de que Melo e o ex-secretários cometeram os crimes para garantir a manutenção do esquema de corrupção que desviou pelo menos R$ 112 milhões (R$ 150 milhões em valores atualizados) de verbas destinadas ao setor da Saúde, através dos contratos com as empresas de Mouhamad Moustafa, via Instituto Novos Caminhos (INC).

Segundo informações do Jornal A Crítica, Pedro Elias, conseguiu no Tribunal Regional Federal de Brasília (TRF1) cumprir prisão domiciliar a partir desta quarta-feira (31). A defesa conta que o desembargador Ney Bello concedeu a extensão do benefício dado ao ex-secretário da Fazenda (Sefaz), Afonso Lobo.

Ainda de acordo com o jornal, a defesa do ex-governador José Melo aguarda que a decisão em favor do habeas corpus seja emitida nesta quinta-feira (1º).