US - R$ 4,11

×

Exposição ‘Objectivos da Arte’ estreia na próxima sexta-feira

Pinturas sobre o abstrato e o ideal, o significado e o significante, serão expostas na Galeria do Caua, no Centro, a partir do dia 13

A arte em sua mais bela expressão (Foto: Divulgação)

A exposição “Objectivos da Arte”, com pinturas de quadros que consiste na ideia do estrato material e do estrato ideal, do significado e do significante, será apresentada pelos artistas Ana Paula Abreu, Lorena Rebeca e Israel Mota na próxima sexta-feira, 13, na galeria do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), Centro de Manaus. O trabalho irá trazer a arte como manifestação sensível no material apresentado e ideia do significado.

De acordo com os artistas, o propósito da exposição é mostrar que cada obra de arte constitui uma totalidade intensiva, que reflete a realidade por meio da particularidade. A síntese é particular de cada profissional, explicando que a arte não capta os universais em sua pureza abstrata nem tampouco se prende ao sensível, mas reproduz o singular, o concreto, o universal e a aparência que expressa a essência.

O artista visual Israel Mota, estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), irá apresentar três pinturas: “A Máscara que chora”, “Olhos que choram”, “Rosto que chora”. Suas peças falarão sobre a tristeza e sobre como o ser humano tenta se esconder em seu próprio cotidiano.

“Inicia com o processo de uma pintura primitivista, que define o sentimento da obra. Posto isso, a pintura gestual entra em ação para tentar abstrair qualquer sentimento já posicionado na obra”, explica Israel Mota sobre seus quadros.

O material apresentado pela segunda artista visual, Lorena Rebeca, apresentará uma série contendo cinco peças, sua poética à mitologia de Morfeu, o deus dos sonhos provocador de ilusões em quem dormia em seu reino, que então, ao cair no sono, se perdia em seus sonhos, misturando assim a realidade com imaginação e onde, por fim, nunca mais acordava.

A terceira artista da exposição é Ana Paula Abreu com sua obra de maior relevância: “Por Dentro de mim”, trazendo uma  poética que consiste na representação de várias fases passadas pela artista perante a sociedade.

“É importante estar expondo meu trabalho por conta de valorização as artes visuais. Os artistas sempre produzem e sempre estão expondo para a ampliação da valorização, além de trazer a arte para o social, a atualização e o crescimento do mercado artístico”, explica Ana Paula, que terá uma peça exposta de 2 metros quadrados.

Faça um comentário