Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Manaus é sede do seminário sobre aprimoramento para enfermagem

O seminário foi direcionado a enfermeiros obstetras, obstetrizes, gestores, profissionais de saúde, entidades de classe e instituições de ensino

Manaus é sede do seminário sobre aprimoramento para enfermagem

O seminário foi direcionado a enfermeiros obstetras, obstetrizes, gestores, profissionais de saúde, entidades de classe e instituições de ensino. Realizado nesta segunda-feira, 11, no auditório Vânia Pimentel, da Uninilton Lins, na zona Centro-Sul.

Com o objetivo de fortalecer as iniciativas das maternidades para mudança do modelo assistencial e para a inserção de enfermeiros obstetras na assistência ao parto e nascimento, profissionais de saúde da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, participaram , do Seminário do Curso de Aprimoramento para Enfermagem Obstétrica.

O evento, que aconteceu das 8h às 12h, e foi promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), secretarias municipal e estadual de Saúde (Semsa e Susam, respectivamente), Maternidade Dr. Moura Tapajóz, e o Instituto da Mulher Dona Lindu, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), de iniciativa do Ministério da Saúde.

“No ano passado, participamos do curso de aprimoramento nas maternidades Alzira Reis, em Niterói, e Carmela Dutra, no Rio de Janeiro e, neste seminário, vamos apresentar os avanços que obtivemos desde então”, explicou o enfermeiro Everton Freitas, gerente de Enfermagem da Maternidade Dr. Moura Tapajóz.

Durante o evento, foram discutidos temas como: “O Apice On e a Dinamização de Políticas Públicas no Campo do Parto e Nascimento”, “Enfermagem Obstétrica e a Formação com Vistas ao Trabalho Interprofissional”, “Estratégias da Gestão para Consolidar o Apice On e Efetivar o Cuidado da Enfermagem Obstétrica no Parto e Nascimento”, “A Enfermagem Obstétrica e sua Contribuição na Assistência ao Parto e Nascimento: Desafios e Perspectivas”.

“O Curso de Aprimoramento é uma atividade muito querida para nós, pois é parte importante da qualificação da assistência ofertada à mulher e ao recém-nascido. Esperamos qualificar cada dia mais esse cuidado, de maneira colaborativa, com trabalho integrado e em equipe. Por isso, fico feliz de ver as quatro maternidades que fazem parte do Projeto Apice On aqui no estado presentes: Moura Tapajóz, Balbina Mestrinho, Ana Braga e o Instituto da Mulher Dona Lindu”, afirmou Loiana Melo, mediadora do projeto Apice On no Estado do Amazonas.

 

(*) Com Informações da assessoria