Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Milagres alcançados por meio da fé em Nossa Senhora Aparecida

Neste sábado, 12, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e que há 302 anos move a fé do brasileiro

Milagres alcançados por meio da fé em Nossa Senhora Aparecida

Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro homônimo (Foto: Elias Mariano/Amazonas1)

Neste sábado, 12 de outubro, se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e que há 302 anos move a fé do brasileiro, com histórias de milagres, superações e muita esperança e perseverança.

E no Amazonas, esse cenário não é diferente. A reportagem do Amazonas1 foi ao Santuário de Aparecida, em Manaus, localizado no bairro de mesmo nome, para ouvir histórias de fé, de milagre e de confiança, de fiéis, em que algum momento da vida recorreram à proteção da Mãe Divina e foram agraciados. 

Os relatos podem ser ouvidos, basta só você clicar nos áudios. São emocionantes. Confira:

Agente de portaria e catequista do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro de mesmo nome, Zona Sul, Alzerina Moto, 37 anos, tem uma uma fé inabalável. Em 5 de outubro de 2008, há exatos 11 anos, sua mãe foi diagnosticada com uma doença em ambas as pernas e que lhe tiraria a função de locomoção, assim causando angústia em toda a família.

Maria Lima, mãe de Alzerina, foi levada a vários hospitais de Manaus e só conseguiu ser atendida no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Ao chegar no hospital foi internada e levada para Unidade de Tratamento Intenso (UTI). O medico procurou a filha da paciente, pediu pra ela reunir a família e decidir se os aparelhos seriam deligados.

 

Foto: Elias Mariano

Escute o depoimento de Alzerina na íntegra:

 

Elizangela Gondim, acadêmica de enfermagem e catequista há 8 anos também no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Em 2008, Elizangela engravidou e teve complicações quando estava com 4 meses de gestação, foi encaminhada ao médico, que lhe informou que ela estava passando por um aborto espontâneo e perderia o bebê.

A mãe foi medicada pelo doutor que disse: “vou dar o remédio por dar, porque tá tudo preparado pra você ter o bebê”. Elizangela não se conformou com a situação e se agarrou em sua fé e adormeceu com o efeito do remédio.

Foto: Elias Mariano

Escute o depoimento de Elizangela na íntegra:

 

Exemplos de fé e superação de limite. Testemunhos como esses ainda são comuns entres os católicos.

História

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os homens estavam em missão de levar alimento para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.

Os três não se conformaram por não ter conseguindo pescar nada, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Quando estavam prestes a desistir da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez conseguindo fisgar a cabeça da imagem. Em seguida veio o milagre. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

 

Foto: Elias Mariano

No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. 

Programação 

A programação do festejos de Nossa Senhora Aparecida iniciaram nesta sexta-feira, 11, com a Novena de Nossa Senhora, às 19h.

Dia 12 de outubro

5h – Oração dos Seminaristas

5h30 – Carreata com a imagem de Nsa. Sra. Aparecida

6h30 – Café comunitário partilhado

8h – Missa solene de Nsa. Sra. Aparecida

10h – Missa das Crianças à Nsa. Sra. Aparecida

12h- Missa “Cabocla”

14h – Ofício de Nossa Senhora

16h – Acolhida e Oração dos Devotos

17h – Procissão: O trajeto para a tradicional procissão, se iniciará na rua Alexandre Amorim, seguindo pela rua 10 de Julho, Avenida Leonardo Malcher, rua Ramos Ferreira e a rua Wilkens de Mato, voltando a Alexandre Amorim e finalizando na rua Coronel Salgado, onde será a concentração pra Missa Campal. A expectativa é reunir 80 mil fiéis para as comemorações deste ano de 2019 em Manaus

18h – Missa Campal de Encerramento presidida pelo reitor do Santuário, padre Agildo Alves

O Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, fica localizado na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida, zona Sul de Manaus.