Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Motoristas de aplicativo fazem protesto contra preço da gasolina

De acordo com os participantes, o valor cobrado tem atingido diretamente o faturamento de suas rendas com as corridas realizadas pela capital

Motoristas de aplicativo fazem protesto contra preço da gasolina

(Foto: Reprodução).

Um grupo de motoristas de aplicativos, chamado “Revolucionários da Gasolina”, realizaram nesta quarta-feira, 22, protestos em postos de gasolinas de diferentes pontos de Manaus, contra o valor abusivo cobrado no litro da gasolina vendida na cidade. 

De acordo com os participantes, a intenção do protesto foi chamar a atenção dos proprietários dos postos, para que eles possam rever os valores que estão sendo oferecidos para os consumidores. O grupo discute ainda a realização de outras manifestações.

“Os preços abusivos da gasolina atingem a população e principalmente os motoristas de aplicativos, é a obra prima do nosso trabalho. Nos manifestamos indo para postos, abastecer o carro e pedir cupons fiscais e notas fiscais, isso não afeta em nada no rendimento dos postos, mas alerta eles que nós estamos revoltados e não estamos acomodados”, destacou o presidente da Cooperativa de Motoristas por Aplicativos, Alexandre Matias.

Segundo Alexandre, o aumento do combustível afeta 20% o rendimento da fatura dos motoristas, sem contar com o repasse que deve ser feito para as plataformas de aplicativos móveis, que é de 35% por viagem realizada.

“Esse aumento aplicado nos afeta bastante, na perda do rendimento em 20%, e nós repassamos 35%  para os aplicativos por viagem. Então nós voltamos para casa com 45% do nosso suor em renda e cada vez mais baixo. Sem contar que nessa época de férias lucramos muito menos. Além do mais, a cidade está com um inchaço no sistema, pois temos muito mais que 35 mil motoristas rodando diariamente. Nos cadastros já estão chegando ao 60 mil indo para 65 mil cadastrados. Devido a isso o motorista fica mais tempo nas ruas para ganhar bem”, finalizou Matias.

Fiscalização 

No incio deste ano a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), e o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), estão realizando uma força-tarefa para fiscalizar os preços cobrados pelos postos e distribuidoras, ao todo mais de 20 estabelecimentos já foram autuados.

Veja o vídeo: