Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Obra de revitalização da ponte do Educandos será entregue em seis meses, diz prefeito

Arthur Neto lançou a pedra fundamental da reforma do espaço na tarde desta sexta-feira, 25, que está inserida no pacote de obras do aniversário de Manaus

Obra de revitalização da ponte do Educandos será entregue em seis meses, diz prefeito

Prefeito fez o lançamento oficial da obra nesta sexta-feira, 25 (Foto: Carlos Bolívar/Amazonas1)

Inserida no pacote de obras alusivas aos 350 anos de Manaus, a revitalização da ponte Padre Antônio Plácido de Souza, mais conhecida como Ponte do Educandos, na Zona Sul da capital, será entregue num prazo máximo de seis meses, segundo adiantou o prefeito Arthur Neto (PSDB), durante o lançamento da obra na tarde desta sexta-feira, 25. Ele acrescentou que a reforma vai incluir uma estrutura mais moderna e tecnológica para a ponte.

De acordo com o prefeito, não será necessária uma interdição da área e os trabalhos já serão executados para dar mais segurança aos pedestres e motoristas que trafegam pela ponte. Alguns moradores que estão no entorno já foram realocados para o início efetivo dos trabalhos, que  serão realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e, cuja obra está licitada no valor de R$ 5,2 milhões.

“Nós temos necessidade de mexer em quase 100 pontes, não é só essa não, justamente por que deterioraram Manaus, governaram mal, não souberam tratar bem essa cidade. Mas para iniciarmos os trabalhos, nós precisamos dividi-las por grau de pediculosidade a, b e c, e iniciarmos na que se encontra mais deteriorada, a que mais oferece perigo para executarmos, e vimos esse monumento histórico para começar os trabalhos e entregar para o povo de Manaus”, informou Arthur Neto, alegando que os empréstimos realizados para execução das obras não prejudicam Manaus.

A ponte do Educandos foi inaugurada em outubro de 1975, e no decorrer das décadas, já passou por várias revitalizações. De acordo com o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, as perícias e avaliações realizadas na área pelos técnicos responsáveis já estava sendo visíveis algumas patologias preocupantes, havendo a necessidade de recuperação imediata no local. A obra será iniciada pela parte inferior da ponte nos blocos de coroamento aproveitando que o rio está baixo.

“Os trabalhos que serão executados vão desde a recuperação da fundação dos blocos de coroamento, até os tabuleiros que se trata da laje, sendo revitalizada tanto na parte superior que recebe os carros como na inferior, além de recuperação de vigas e longarinas, implantação de sinalização e guarda rodas para a segurança dos usuários, e em 180 dias nós esperamos concluir os serviços”, declarou Kelton.