Perguntas sobre existência de Deus pegaram estudantes de surpresa no Enem

US - R$ 4,19

×

Perguntas sobre existência de Deus pegaram estudantes de surpresa no Enem

Trechos de questões das Ciências da Natureza que confrontaram os candidatos do Enem 2019 sobre a existência de Deus pegaram estudantes de surpresa em escolas de Manaus

Dayara Miranda (à esq.) e Maria Farias de Carvalho ficaram na dúvida na hora de responder sobre a questão (Foto: Márcio Silva/Agência AM1)

Trechos de questões das Ciências da Natureza que confrontaram os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-2019) sobre a existência de Deus surpreenderam os estudantes em escolas de Manaus (AM). As perguntas citavam escritores ligados à Igreja Católica e práticas das religiões africanas, como o Candomblé.

Ateu, Jonas Marinho, 24, disse que já esperava questões sobre religião, mas não as que confrontasse o candidato sobre a e existência de um Deus. Ele disse que perguntas estavam relacionadas a Santo Agostinho. Ligado ao catolicismo, o escritor foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo.

“Quando eu vi que as perguntas colocavam o calouro na parede sobre a existência de um deus, fiquei na dúvida se responderia a partir do meu ponto de vista ou do ponto de vista do presidente da República (Jair Bolsonaro) e do ministro da Educação (Abraham Weintraub), que são protestantes”, disse Jonas que tenta vaga para o curso Direito.

Com a mesma dúvida ficaram as estudantes Mariana Farias, 21, e Daiara dos Santos, 23. Elas afirmaram que encontraram perguntas sobre o Candomblé, e ficaram na dúvida sobre qual orientação seguiriam, já que respostas sobre o assunto, apesar de terem base histórica, são subjetivas para quem corrige.

“Lembro bem de o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ter prometido ser neutro nas questões e fiquei surpresa com as perguntas sobre religião”, disse Mariana. “Como as questões não traziam respostas objetivas sobre datas ou conceitos, que fiquei preocupada sobre que diretriz religiosa seguiriam para ter uma boa pontuação”, disse Daiara.

Faça um comentário