Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Manchete

Prefeito confirma que vai usar Fundeb para pagar promoções dos professores

Prefeito confirma que vai usar Fundeb para pagar promoções dos professores

Ao lado do presidente do Sinteam, Marcus Libório, o prefeito Arthur Neto diz que não pretende usar o Fundeb para pagar o abono dos profesores (Reprodução/Facebook)

 

Da Redação

Conforme antecipado pelo Amazonas1, no dia 8 deste mês, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), confirmou nesta segunda-feira, 18, que vai usar o recurso residual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), referente ao ano de 2016, para pagar  as progressões por titulação e por tempo de carreira dos professores da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que estão com os benefícios atrasados desde quando ele assumiu o primeiro ano de mandato como prefeito, 2013. 

O  pagamento inicia a partir do dia dia 21 de setembro, a mais de 5 mil técnicos em educação e professores e os demais receberão na folha de outubro, explicou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, que estava ao lado do prefeito, durante a coletiva realizada, hoje, na sede da prefeitura, na zona oeste de Manaus. 

“Nesse imbróglio houve esforço equipe técnica da Semed, Semad, Casa Civil. Já sai no dia 21 quando 5 mil técnicos e professores estarão recebendo sua progressão. Os mais de 10 mil receberão na folha de outubro”, explicou Kátia.

Para a ocasião, o prefeito chamou o filho, Arthur Bisneto (PSDB), que é chefe da Casa Civil, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam), Marcos Libório. O sindicalista foi a favor da decisão do prefeito em usar o Fundeb para pagar as progressões salariais.  

 “O Sinteam fez uma reivindicação ao secretário da Casa Civil, Arthur Bisneto, que é a progressão por titularidade (mestrado, doutorado) a 1.500 professores. Os da progressão por tempo de serviço estão saindo a toque de caixa. São mais de 5 mil que vão sair na folha do dia 21”, justificou o prefeito Arrthur Neto.

Ainda na coletiva, o prefeito criticou o governador David Almeida (PSD) por usar o recurso residual do Fundeb para pagar o abono aos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), procedimento que ele classificou como “politicagem”. “Se isso serve de política para outros, nós só temos a lamentar, porque aqui nós não fazemos politica com a educação”, concluiu.