Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Manchete

Prefeitura de Manaus vai descentralizar pagamento do Bolsa Família

Prefeitura de Manaus vai descentralizar pagamento do Bolsa Família

(Foto: Reprodução)

Com a mudança, a prefeitura pretende reduzir a fila de atendimento (Reprodução/Internet)

Da Redação* –  A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) vai implementar, a partir da próxima segunda-feira, 14/8, estratégias que possam agilizar o atendimento aos usuários dos programas sociais, como o Bolsa Família, de forma a evitar as filas que se formam ao final de cada prazo para atualização de dados no Cadastro Único.

Uma das ações é a divulgação do número de atendimento 0800 280 8810 para a consulta da situação do beneficiário. Por meio de ligação telefônica ele poderá saber a qual grupo pertence ou se é necessário fazer a atualização cadastral. O serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Outra estratégia é a descentralização da atualização para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atualmente é feito, prioritariamente, na sede da Semmasdh.

“Alguns CRAS conseguem fazer esse trabalho em suas unidades e agora estamos atuando para estender o serviço para todos os 20 Centros que temos em Manaus. Com isso, a população não irá mais precisar sair da sua área de abrangência para atualizar os dados. Esperamos concluir essa descentralização até o final do próximo mês”, afirmou o secretário Elias Emanuel.

Até o dia 18 de agosto, os grupos G2 e G8 deverão se dirigir até a sede da secretaria para fazer a atualização cadastral. O primeiro já está no 2º prazo para não ter o benefício cancelado, enquanto o segundo está no 1º prazo para não ter o benefício bloqueado. Pelo menos 36 mil famílias estão distribuídas nos dois grupos.

Para a atualização cadastral são necessários os seguintes documentos originais: comprovante de residência e recibo de aluguel. Caso o beneficiário tenha dependentes menores de 18 anos: certidão de nascimento e declaração escolar atualizada (válida por um mês, a partir da data de emissão). Se o responsável tiver companheiro (a) e for maior de 18 anos, os documentos necessários são: identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, e comprovante de renda/contracheque.

 (*) Com informações da Assessoria de Imprensa