Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Prefeitura envia UBS Móvel à comunidade Parque das Tribos, no Tarumã

As comunidades ribeirinhas também estão tendo a assistência por meio das equipes das UBS Fluviais

Prefeitura envia UBS Móvel à comunidade Parque das Tribos, no Tarumã

Fotos – Nathalie Brasil - Semcom

Diante do grave contexto de pandemia provocado pelo novo coronavírus e o momento crítico por que a passa a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, enfrentando sucateamento por parte do governo federal, que não demonstra interesse aos povos indígenas, a Prefeitura de Manaus enviou à comunidade Parque das Tribos, no Tarumã, uma UBS Móvel que dispõe de vários serviços.

No local, vivem cerca de 700 famílias de 35 etnias, que podem contar com vacinação contra a influenza, consultas médicas, orientações sobre saúde bucal, além das próprias testagens para identificação da Covid-19 e instruções sobre a importância de atitudes como lavagem das mãos, uso de máscaras, distanciamento social, conduta adequada no isolamento domiciliar e o autocuidado de maneira geral.

Os casos confirmados de Covid-19 são encaminhados ao hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, que possui uma ala específica para indígena, que já contabiliza mais de 20 altas médicas de índios de diversas etnias curados da doença.

Outra UBS Móvel realiza atendimento na comunidade Wotchimachü, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Leste, para atender o grande número de famílias indígenas da etnia tikuna que vivem naquela área da cidade.

Também as comunidades ribeirinhas estão tendo a assistência necessária por meio das equipes das Unidades Básicas de Saúde Fluviais, que já percorrem nesse período 40 comunidades localizadas às margens do rio Negro.

Indígenas venezuelanos da etnia warao, que vieram para Manaus refugiados da crise em seu país de origem, foram realocá-los para evitar transmissão do novo coronavírus e, em parceria com a organização Médicos Sem Fronteira, um centro de isolamento e tratamento para casos leves de Covid-19 entre esse público foi montado, atendendo todas as especificações do plano de ajuda humanitário.

Vacinação

Seguindo as orientações do MS, antecipando a Campanha de Vacinação contra a Influenza, o primeiro grupo a ser vacinado foi o de idosos a partir dos 60 anos. Para evitar a exposição desse público a um possível contágio, Manaus foi a primeira cidade a lançar mão de alternativas como a vacinação casa a casa e em sistema de drive-thru.

Balanço 

Esse pacote de ações faz parte de medidas adotadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para combater à doença em Manaus. Além disso, foi mobilizado os órgãos da administração municipal para atuarem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e houve reforço de mais de 640 profissionais de linha de frente

A força-tarefa contra o coronavírus foi além da saúde pública e ganhou reforço na assistência social, limpeza, educação e no apoio ao microempreendedor, com mais de mil catadores e lojistas do projeto “Viva Centro Galerias Populares” recebendo auxílio emergencial.

Outras ações foram sendo desenvolvidas, como a antecipação do recesso escolar; o estabelecimento de home office para idosos; abastecimento das UBSs com kits de equipamentos de proteção individual (EPI) para proteção dos servidores. Os atendimentos do S.O.S Vida foram mantidos.

Parques municipais e a interdição das academias ao ar livre e parquinhos infantis  foram interrompidos como medida de segurança. A Ponta Negra foi interditada para prevenir o avanço da Covid-19.

Houve antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Manaus Previdência. Paralelamente, foi elaborado um plano de contingenciamento, por conta da crise econômica mundial causada pela Covid-19 e pela queda na arrecadação, prevista em R$ 500 milhões.

(*) Com informações da assessoria