Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Servidoras da Visa Manaus são presas por cobrar propina

As suspeitas atuavam na fiscalização e ao encontrarem irregularidades cobravam propina para não autuarem os estabelecimentos

Servidoras da Visa Manaus são presas por cobrar propina

Polícia investiga o caso há cinco meses e constatou que as ações de corrupção eram constantes. (Foto: Thaíse Rocha)

Três servidoras da Visa Manaus, de 53, 44 e 35 anos, foram presas por envolvimento em esquema de corrupção no órgão. A operação Risco Iminente foi deflagrada na última segunda-feira,22, a pedido da Semsa.

Segundo o titular da 5ª Seccional Centro-Sul, Rafael Allemand, as investigações iniciaram há 5 meses. As servidoras atuavam como fiscais da Visa Manaus e ao encontrarem irregulares, cobravam propinas para não autuarem os estabelecimentos e até atuavam como defesa administrativa desses comércios junto ao órgão.

Delegado Rafael Allemand comandou as investigações. (Foto: Thaíse Rocha)

“Várias pessoas responsáveis por esses estabelecimentos foram ouvidas e confirmaram o pagamento de propinas, inclusive serão indiciadas por corrupção ativa”, informou.

Ainda de acordo com o delegado, as servidoras não foram apresentadas para não comprometer o andamento das investigações, que seguem apurando o envolvimento de mais pessoas no esquema.

Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na casa das três e na residência de outra servidora da Semsa que também estaria envolvida no esquema. Foram apreendidos celulares, computadores e tabletes.

O trio foi indiciado por corrupção passiva e ativa, associação criminosa e tráfico de influência, e corrupção administrativa. Elas serão encaminhadas ao Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF).