Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Show musical ‘Acordiando’ acontece nesta sexta em Manaus

Bado e Julio Yriarte levam ao público a interpretação de uma diversidade de sons e ritmos da musica instrumental

Show musical ‘Acordiando’ acontece nesta sexta em Manaus

“Acordiando” se inspira numa experiência musical com a atuação de dois instrumentistas unindo a vivência de um compositor e de um guitarrista numa odisseia que transcende as fronteiras pátrias. O espetáculo com o duo instrumental acontece nesta sexta-feira, 20, a partir das 22h, na avenida Constelação, rua Morada do Sol, bairro Aleixo, no bar e restaurante Porto de Lenha.

Na execução de dois violões, Bado e Julio Yriarte trazem a interpretação de uma diversidade de sons e ritmos que a musica instrumental, na sua expansividade sonora, oferece como linguagem musical para composição de novas leituras.

A essência da atração se concentra na busca de um repertório eclético que sugere uma viagem pelas diversas culturas abrigando músicas representativas das macrorregiões intercontinentais, a exemplo de obras como: “Frevinho (Brasil – Yamandú Costa); Starway to heaven (Inglaterra – Led Zeppelin); Flor de Luna/ Samba pa´ti (México – Santana); El condor pasa (Bolívia – autor anônimo); Loro (Brasil – Egberto Gismonti.

O Show Musical “Acordiando”, apresenta um conjunto de obras, através da linguagem de sons instrumentais que se compõe pelo universo musical de instrumentistas e músicos que passeiam pela sonoridade da musica instrumental contemporânea.

Intervenções com uso de vários instrumentos de cordas, tendo como base dois violões, com interpretações de musicas instrumentais, organizadas num elenco de 10 composições.

O roteiro musical aproxima o diálogo com a música instrumental contemporânea, com intervenções sonoras dos músicos em cenas de duo e individual num movimento da expressividade melódica dos acordes de cada instrumento acordiando pelos sons de todas as pátrias.

Artistas/Instrumentistas

ERIVALDO DE MELO TRINDADE (Bado), músico, compositor, graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia(UNIR) e em musica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor de música na Escola Jorge Andrade, atua como profissional da música desde a década de 80, participando de Show Musicais, eventos e projetos no âmbito local, regional e nacional.

No seu currículo, acumula, participação em discos e CDs coletivos (Porto das esperanças e Amazônia em Canto), DVD Gente da mesma Floresta, CD Solo Aldeia de Sons e em 2016 lançou seu último trabalho o DVD Mundos 50 anos: Bado e amigos e produziu o Show Musical “No Quintal”, realizado em 2014/2015.

JULIO CÉSAR YRIARTE SOLÍZ (Julio Yriarte) – Guitarrista/Violonista e arranjador, Advogado atuante graduado pela FARO – Porto Velho/RO, e Pós-Graduado em Metodologia de Ensino Superior, pela Faculdade Católica de Rondônia, Professor de Violão e de Harmonia Funcional.

Idealizador do Movimento Musical Grito de Cantadores – FAM, do Festival Aberto de Música, entre outros, e Diretor de Programas Sociais do SESC/RO, no período de 1979 a 2004. Diretor Musical e autor do tema central da Trilha Sonora do Documentário Porto das Esperanças de Beto Bertagna.

Produziu e executou nos anos 90, o Espetáculo Musical “Encontro Latino” – Julio Yriarte interpreta Santana.

Atualmente se apresenta na Banda Musical “Los Dinos” realizando shows na noite portovelhense e em Julho/2019, realizou mais uma versão do Show Musical Encontro Latino, interpretando o musico guitarrista Carlos Santana, numa releitura musical de suas belas canções combinando sons, ritmos e sentimentos latino.

 

(*) Com informações da assessoria