Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Transporte coletivo para moradores da BR-174 e AM-010 tem mudanças

Frota foi reforçada para as comunidades, que também ganharam placas para sinalizar paradas e cinco novos abrigos com cobertura e bancos

Transporte coletivo para moradores da BR-174 e AM-010 tem mudanças

O transporte coletivo que atende moradores  de quatro comunidades localizadas no perímetro da BR-174 e AM-010, na zona Norte, sofrerá mudanças a partir desta quarta-feira, 13. Com o reforço da frota, sendo quatro linhas de ônibus que totalizam 14 coletivos, também foram implantadas placas para sinalizar paradas e cinco novos abrigos foram construídos com cobertura e bancos para os usuários.

A mudança no sistema de transporte coletivo é realizado por meio da Prefeitura de Manaus com a coordenação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e atende as comunidades São João, 23 de Setembro, Lago Azul e Ismail Aziz, onde moram, aproximadamente, 40 mil pessoas.

Uma das linhas que receberá reforço é a 321, que atende a Comunidade São João. No primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 3 de novembro, um ônibus desta linha não parou no ponto de ônibus para os primos Arliane Golvin, 21 anos, e Luciano Golvin, 17 anos, que tentariam o Enem pela primeira vez. A história foi retratada pelo Amazonas1 e O Globo, e ganhou repercussão nacional. 

O planejamento do sistema de transporte coletivo nas comunidades foi acompanhado pelo diretor-presidente do IMMU, engenheiro Manoel Paiva. “A equipe técnica do IMMU recebeu o relatório da comunidade com as evidências de atendimento deficitário aos moradores prestado pela empresa Açaí e, decidimos a substituição pela empresa Rondônia”, explicou.

Os fiscais de transportes do IMUU estão monitorando a prestação de serviços da atual empresa e já montaram postos para acompanhar os veículos, não só na barreira da rodovia, como também dentro da comunidade.

A presidente da Federação Comunitária do Estado do Amazonas (Fecoam), Rosemary Carselys, acompanhou o início da operação. “Já percebemos que a fiscalização será permanente. É uma nova fase do transporte coletivo para a vida dos moradores”, assegurou a liderança.

A moradora e líder da comunidade Ismail Aziz, Liége Esperança, destacou que agora os comunitários poderão assumir compromissos. “Temos a certeza de que podemos chegar a uma consulta médica e os jovens podem ir às aulas no centro da cidade. É uma vitória para todos”, comemorou.

Linhas

O reforço na frota atende às seguintes linhas nas comunidades: 321 Comunidade São João / Centro / T1; 327 Comunidade 23 de Setembro / Centro / T1; 330 Comunidade Lago Azul / Centro; 038 T3 / Ismail Aziz / 23 de Setembro / Lago Azul.

 

(*) Com informações da assessoria