Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Mundo

Biden escolhe ex-diplomata que negociou acordo nuclear com Irã para chefiar CIA

O nome de Burns era cogitado para ocupar o cargo de secretário de Estado, dada sua longa experiência com o país do Oriente Médio

Biden escolhe ex-diplomata que negociou acordo nuclear com Irã para chefiar CIA

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (11) a nomeação de William Burns, um diplomata aposentado que ajudou a manter negociações secretas com o Irã, como chefe da CIA, a agência americana de Inteligência.

Burns passou mais de três décadas no corpo diplomático do país. Foi embaixador na Rússia entre 2005 e 2008 e chegou a ser o número 2 do Departamento de Estado.

Atualmente, ele preside o Carnegie Endowment for International Peace, um think tank dedicado às relações internacionais com sede nos Estados Unidos.

O nome de Burns era cogitado para ocupar o cargo de secretário de Estado, dada sua longa experiência com o Irã. Ele esteve envolvido nas negociações ocultas que abriram o caminho para o pacto nuclear assinado em 2015 por Teerã e grandes potências ocidentais. Trump, no entanto, decidiu retirar o país do acordo.

“O fato de termos feito isso de forma discreta, ou secretamente, causou alguma polêmica”, disse Burns em uma entrevista em 2016. “Mas a realidade é que, após 35 anos sem manter contato diplomático com o Irã, havia muitas circunstâncias prévias, muitas desconfiança e muitas queixas.”

O escolhido para ser o secretário de Estado do governo Biden foi Antony Blinken.

*Com informações Folhapress