Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Mundo

OMS prevê 50 mil mortos por Covid-19 nos próximos dias

Infectados devem passar de um milhão. Organização Mundial de Saúde expressou preocupação com África e América do Sul

OMS prevê 50 mil mortos por Covid-19 nos próximos dias

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que “em alguns dias” o coronavírus já tenha matado 50 mil pessoas em todo o mundo e infectado mais de um milhão. Até o final desta quarta-feira (1), a pandemia do novo coronavírus matou 45.719 pessoas e infectou mais de 905 mil em 187 países.

Em conferência de imprensa na tarde desta quarta, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, mostrou-se “profundamente preocupado” com o ritmo da disseminação global do vírus.

“Nas últimas cinco semanas, fomos testemunhas de um crescimento quase exponencial no número de novos casos, que atingem quase todos os países, territórios e áreas. O número de mortes mais que duplicou na última semana”, afirmou Ghebreyesus.

O diretor manifestou particular preocupação com a África e a América Central e do Sul.

“Embora tenha sido registado um número relativamente menor de casos em África e na América Central e do Sul, conseguimos perceber que a covid-19 poderá ter sérias consequências sociais, econômicas e políticas para estas regiões”, declarou.

Ghebreyesus destacou ainda que é fundamental garantir que estes territórios estão prontos para detectar, testar, isolar e tratar novos casos de infecção. Ele garantiu que a OMS está a trabalhar para entender que medicamentos são mais eficazes no tratamento da Covid-19, bem como estudar as evidências que existem até ao momento sobre o uso de máscaras, admitindo que existe “um debate em curso” sobre esta questão.

*Revista Fórum