Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Notícias

Feira Tecnológica apresenta resultado da seleção de startups

A apresentação final dos pitches das três startups selecionadas no último final de semana, no Îakaê Challenge 2019, será realizada nesta terça-feira, 15

Feira Tecnológica apresenta resultado da seleção de startups

O anúncio das selecionadas ocorrerá na 2ª Feira do Polo Digital de Manaus (Divulgação)

A apresentação final dos pitches das três startups selecionadas no último final de semana, no Îakaê Challenge 2019, será realizada nesta terça-feira, 15, na 2ª Feira do Polo Digital de Manaus, maior evento de tecnologia e inovação da região Norte do Brasil.

O Îakaê Challenge 2019 é um evento realizado pelo Samsung Ocean Manaus, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam).

As apresentações da Fiscolnd, da StratMan e da Smart HR serão avaliadas por uma banca julgadora composta por representantes do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), da UEA, do Samsung Ocean e do Sidia.

A StratMan é uma plataforma de gestão estratégica baseada em análise de dados, utilizando data driven e digital twin para tomada de decisão por meio de cenários (simulação da utilização de diversos recursos no processo produtivo).

Já a Smart HR é uma plataforma inteligente para monitoramento, validação e desenvolvimento de soft skills (oferecimento de treinamentos por parte de instituições de ensino e capacitação).

A Fiscolnd é uma plataforma de gestão de qualidade fiscal (avaliação dos parâmetros de notas fiscais e verificação da correção dos mesmos).

O coordenador do Samsung Ocean, Sílvio Marques, disse que foram levantados nos dois primeiros eventos do Îakaê, em maio e julho, um total de 744 problemas das indústrias e sistematizados em desafios diferentes para as equipes.

“São problemas com relação à gestão de recursos humanos na indústria, processos, e de fabricação. Os prêmios aos três primeiros colocados serão na forma de mentorias com aceleradoras de renome nacional, e que também atuam em Manaus, para que essas equipes se transformem futuramente em startups”.

Durante o último fim de semana, o Samsung Ocean Manaus recebeu mais de 70 pessoas que se reuniram em grupos para a resolução de problemas do setor industrial.

Esse encontro entre o ecossistema de inovação e a indústria local proporcionou interação para desenvolvimento de soluções para os problemas recorrentes.

Paulo Xavier, um dos coordenadores do Îakaê, acredita que o projeto vai auxiliar em propor soluções para a indústria.

“Juntando o ecossistema de inovação, com a universidade, e a indústria e tratar dos problemas da manufatura e sabemos que há vários problemas. Então, é um projeto em que estamos muito confiantes”, avaliou.

O professor Cleto Leal, vice-reitor da UEA, ressaltou a relevância da interação entre universidade, projeto de P&D e indústria: “Foi importante as pessoas tomarem a iniciativa de dialogarem e executarem ações de integração entre os setores, proporcionando o desenvolvimento regional”.

Projeto Îakaê

O projeto Îakaê teve início em maio deste ano, com o evento de lançamento realizado do auditório da Fieam. Também foram realizados dois workshops (maio e julho) com palestras técnicas dedicadas para ao processo de manufatura, intraempreendedorismo, desenvolvimento de soluções para a aplicação na indústria 4.0, aplicação da metodologia startup mundi, levantamento de problemas comuns às indústrias (brainwriting) e que contou com a participação de profissionais de várias áreas e de diversas empresas do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O terceiro evento do Îakaê é o challenge, teve o formato de hackathon, durante três dias, onde participantes e equipes foram desafiados para desenvolver soluções inovadoras para os problemas específicos levantados nos workshops.

 

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa