Os alunos que tentam se inscrever no site da Secretaria do Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), para obter suas vagas para o ano letivo de 2019, estão se sentindo prejudicados por um “travamento” no site. Na manhã desta quarta-feira, 9, o Portal Amazonas1 recebeu a denúncia de alunos que ainda não conseguiram se inscrever.
Devido a instabilidade do site, a Aluna Alciele lemos, 17, que está tentando se inscrever para a terceira série do ensino médio, relatou ao portal Amazonas1 que desde às 24h desta quarta-feira, 9, ainda não conseguiu a vaga devido uma falha no sistema do site. A aluna está se sentindo prejudica por não realizar a transferência.
“Eu acho um absurdo, todo ano tenho dificuldades para me inscrever, só que dessa vez, realmente estou preocupada se vou conseguir estudar, porque as vagas são limitadas para a escola mais próxima de minha casa”, disse a estudante.
Matrículas
De acordo com a Secretaria de Educação do Amazonas, são mais de 180 mil vagas disponibilizadas entre redes municipal e estadual de ensino e as aulas do ano letivo de 2019 terão início no dia 6 de fevereiro para as escolas da rede estadual e municipal de educação.
Somente para as escolas da rede pública estadual, serão ofertadas 143.060 novas vagas, sendo que 10.215 são para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 17.109 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); 50.841 das vagas são para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e 64.895 para o Ensino Médio.
Já a prefeitura vai ofertar para o ano letivo de 2019 um total de 40.169 mil vagas para alunos novatos. Para a Educação Infantil serão ofertadas 27.617 mil novas vagas e para o Ensino Fundamental, 12.552 mil.
A população poderá realizar as matrículas via internet e também de forma presencial, em qualquer uma das 596 escolas públicas estaduais de Manaus e do interior e também nas 482 unidades da rede municipal de ensino em Manaus. Filas nas portas das escolas são desnecessárias, já que o atendimento é descentralizado.
Nota SEDUC-AM
Sobre o primeiro dia de transferências da rede pública de ensino, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) informam que, durante a primeira hora e 45 minutos após a liberação do sistema, houve uma indisponibilidade no Portal Matrículas Amazonas, ocasionando lentidão na aplicação.
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Assim que o incidente foi solucionado, as reservas de vagas foram realizadas com sucesso. Até às 10h horas, foram realizadas 26.727 reservas de vagas, das quais 20 mil realizadas exclusivamente pelo site.
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O Calendário de Matrícula segue conforme anunciado anteriormente. As transferências poderão ser realizadas pelo site até o dia 13 de janeiro. Nos dias 14 e 15 de janeiro, o sistema será liberado exclusivamente para a matrícula de alunos novos com deficiência. No dia 16 de janeiro, também à zero hora, tem início o período de matrícula de novos alunos, quando, historicamente, são registrados os maiores acessos pela procura de vagas. Após realizar a reserva da vaga pelo Portal de Matrículas, os responsáveis têm até três dias úteis para entregar os documentos dos alunos na escola mais próxima de sua residência e, assim, concretizar a matrícula.
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Para problemas técnicos no site: SAC PRODAM 0800-092-2626 | 2121-6490
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