Manaus, 19 de março de 2024
×
Manaus, 19 de março de 2024

Notícias

Instabilidade no site da Seduc prejudica matrículas para ano letivo de 2019

Devido a instabilidade do site, alunos têm se preocupado com a possibilidade de não obter às vagas disponibilizadas

Instabilidade no site da Seduc prejudica matrículas para ano letivo de 2019

Os alunos que tentam se inscrever no site da Secretaria do Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), para obter suas vagas para o ano letivo de 2019, estão se sentindo prejudicados por um “travamento” no site. Na manhã desta quarta-feira, 9, o Portal Amazonas1 recebeu a denúncia de alunos que ainda não conseguiram se inscrever.

Devido a instabilidade do site, a Aluna Alciele lemos, 17, que está tentando se inscrever para a terceira série do ensino médio, relatou ao portal Amazonas1 que desde às 24h desta quarta-feira, 9, ainda não conseguiu a vaga devido uma falha no sistema do site. A aluna está se sentindo prejudica por não realizar a  transferência.

“Eu acho um absurdo, todo ano tenho dificuldades para me inscrever, só que dessa vez, realmente estou preocupada se vou conseguir estudar, porque as vagas são limitadas para a escola mais próxima de minha casa”, disse a estudante.

      Em nota a Seduc informou que o incidente foi solucionado e as reservas de vagas já podem ser realizadas – (Foto: Reprodução)

Matrículas

De acordo com a Secretaria de Educação do Amazonas,  são mais de 180 mil vagas disponibilizadas entre redes municipal e estadual de ensino e as aulas do ano letivo de 2019 terão início no dia 6 de fevereiro para as escolas da rede estadual e municipal de educação.

Somente para as escolas da rede pública estadual, serão ofertadas 143.060 novas vagas, sendo que 10.215 são para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 17.109 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); 50.841 das vagas são para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e 64.895 para o Ensino Médio.

Já a prefeitura vai ofertar para o ano letivo de 2019 um total de 40.169 mil vagas para alunos novatos. Para a Educação Infantil serão ofertadas 27.617 mil novas vagas e para o Ensino Fundamental, 12.552 mil.

A população poderá realizar as matrículas via internet e também de forma presencial, em qualquer uma das 596 escolas públicas estaduais de Manaus e do interior e também nas 482 unidades da rede municipal de ensino em Manaus. Filas nas portas das escolas são desnecessárias, já que o atendimento é descentralizado.

Nota SEDUC-AM

Sobre o primeiro dia de transferências da rede pública de ensino, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) informam que, durante a primeira hora e 45 minutos após a liberação do sistema, houve uma indisponibilidade no Portal Matrículas Amazonas, ocasionando lentidão na aplicação.
.
Assim que o incidente foi solucionado, as reservas de vagas foram realizadas com sucesso. Até às 10h horas, foram realizadas 26.727 reservas de vagas, das quais 20 mil realizadas exclusivamente pelo site.
.
O Calendário de Matrícula segue conforme anunciado anteriormente. As transferências poderão ser realizadas pelo site até o dia 13 de janeiro. Nos dias 14 e 15 de janeiro, o sistema será liberado exclusivamente para a matrícula de alunos novos com deficiência. No dia 16 de janeiro, também à zero hora, tem início o período de matrícula de novos alunos, quando, historicamente, são registrados os maiores acessos pela procura de vagas. Após realizar a reserva da vaga pelo Portal de Matrículas, os responsáveis têm até três dias úteis para entregar os documentos dos alunos na escola mais próxima de sua residência e, assim, concretizar a matrícula.
.
Para problemas técnicos no site: SAC PRODAM 0800-092-2626 | 2121-6490