Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Notícias

Justiça nega novo recurso do governo para doar implementos agrícolas

Justiça nega novo recurso do governo para doar implementos agrícolas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) rejeitou, nesta quinta-feira, 13, os embargos de declaração movidos pelo governador Amazonino Mendes (PDT) contra a decisão que suspendeu a doação de implementos agrícolas pelo governo do estado, no mês julho deste ano. 

Itens agrícolas estavam preparados para serem entregues aos produtores do interior (Reprodução)

Na sentença de hoje, o relator do processo desembargador Aristóteles Lima Thury também concedeu nova tutela provisória para determinar que o governador se abstenha de realizar a distribuição gratuita de bens apreendidos.

No pedido, o Governo do Estado alegou à Justiça que os materiais apreendidos foram entregues no ano de 2017 e, portanto, fora do período vedado pela legislação eleitoral, e sustentou ainda que a decisão foi omissa, por não especificar os bens que devem ser abrangidos pela vedação.

Leia mais

Em ano eleitoral, Amazonino quer doar itens agrícolas; MP vai analisar

TRE-AM mantém medida que impede Amazonino de doar implementos agrícolas

As alegações foram afastadas pelo relator, ao afirmar que a distribuição dos bens não está respaldada por lei específica. E também, ainda segundo Thury, a decisão não é omissa, já que os bens apreendidos se encontram devidamente relacionados nos autos.

No mês de julho, a pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral  barrou a distribuição dos implementos agrícolas que o governador Amazonino Mendes faria no interior do estado.

Na manhã do dia 7 daquele mês, um oficial de Justiça, com apoio da Polícia Federal, cumpriu a medida e realizou um inventário dos equipamentos no Centro de Convenções Vasco Vasquez.

Os implementos são do Programa Terra Produtiva, criado em 2015, para beneficiar produtores rurais do interior do estado. Segundo o governo, o programa está inserido na Macrodiretriz Desenvolvimento do Interior do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016-2019, estabelecido pela Lei n⁰ 4.268, de 15 de dezembro de 2015.

Veja a decisão

Decisão TRE-AM