Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Economia

Suframa debate sobre comércio exterior, no Acre

Encontro aconteceu na última quinta-feira, 18, e reuniu o governador, Gladson Cameli, e representantes de entidades empresariais daquele Estado

Suframa debate sobre comércio exterior, no Acre

Encontro reuniu as principais autoridades empresariais e o governador do Acre, na última quinta-feira, 18 (Foto: Suframa)

O comércio exterior foi tema central de uma reunião entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o governo do Acre e entidades como o Sebrae, a Fecomércio do Acre, a Receita Federal e a Federação das Indústrias daquele Estado na última quinta-feira, 18.

No encontro, os participantes discutiram a interligação da região amazônica com o Oceano Pacífico por meio do Peru, país vizinho que já conta com infraestrutura adequada para, por via rodoviária, se alcançar os portos daquele país, o que facilitaria o escoamento de produtos brasileiros e a entrada de produtos e insumos no Brasil.
O governador do Acre, Gladson Cameli, afirmou que essa é a oportunidade que seu governo busca aproveitar. “Temos tudo a nosso favor. Somos o Estado brasileiro mais próximo da Ásia, a rodovia até os portos peruanos está pronta (…). Esta é uma oportunidade que não podemos perder”, afirmou.

Segundo a coordenadora regional da Suframa, Maria Thereza Alves, “a autarquia recentemente buscou estreitar relações com o Acre por meio da vinda do titular da Suframa e do superintendente adjunto de Operações, o que retrata a proposta da atual gestão para com todos os Estados cobertos pelo modelo Zona Franca de Manaus, que é atuar com maior força e focando em resultados práticos. Temos visto reuniões sobre a interligação logística Paita-Manaus e estamos atentos a esta conexão terrestre via Acre, tratada recentemente entre representantes da Suframa e do governo local. A união de esforços será essencial para avançarmos neste tema”.

A fim de fomentar as discussões sobre o assunto e ampliar sua atuação na região, a Suframa está preparando sua participação na 46ª ExpoAcre, evento que começa no dia 27 de julho e vai até o dia 4 de agosto. A programação do evento inclui a realização de exposições, palestras e rodadas de negócios com vistas a discutir temas relevantes para o Estado, e a Suframa atuará divulgando os incentivos administrados pela Autarquia no Acre e prospectando negócios que possam gerar benefícios a toda sociedade.