MENU
logo-amazonasum

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Omar Aziz indica filme ‘O Gabinete do Dr. Caligari’ no Twitter para ironizar Bolsonaro

O filme indicado pelo presidente da CPI da Covid pode ser uma crítica a autoridades insanas
Gabriela Alves -Portal AM1
• Publicado em 05 de junho de 2021 – 17:21
(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

MANAUS, AM – O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM) usou seu twitter para indicar um clássico do cinema, neste sábado (5). A indicação poderia ser despretensiosa, não fosse os significados que o filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, podem apresentar.

O filme indicado pelo presidente da comissão que investiga supostas falhas do governo federal e governos estaduais durante a pandemia, carrega um forte subtexto político e pode ser uma crítica a autoridades que agem de forma insana.

Na história, o personagem Dr. Caligari, é o grande vilão, dono de uma posição de poder em uma instituição mental que usa para atingir seus próprios fins, controlando sonâmbulos incapazes de pensarem por si mesmos para realizar o seu trabalho destrutivo. Para alguns críticos, a história traça um paralelo entre Caligari e as autoridades alemãs que levaram a Alemanha à Guerra.

O teórico alemão Sigfried Kracauer chegou a apontar o filme como profético em relação ao Holocausto, ao escrever o livro De Caligari a Hitler: Uma História Psicológica do Cinema Alemão (1947) por trazer figuras de autoridades insanas que levam aqueles submetidos a tal autoridade a cometer monstruosidades.

A indicação de Omar Aziz vem como uma crítica irônica ao governo Jair Bolsonaro, com significado bem parecido com aquele que os senadores oposicionistas defendem durante a comissão, de que Bolsonaro seria um “genocida”.

Na publicação, o senador acabou interagindo com outros internautas e confessou que também assiste BBB.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap