Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Cresce o número de homicídios no primeiro quadrimestre de 2020

Conforme a SSP-AM, operações estão sendo intensificadas para combater os crimes violentos, como homicídios e tráfico de drogas.

A violência urbana, em toda sua plenitude, tem ocasionado muitas mortes na capital amazonense e no interior do Amazonas, causando medo na população. Em janeiro deste ano, considerado o mês mais violento, 117 assassinatos foram registrados em comparação ao ano passado- que teve 69 mortes. Um aumento de 70% no indicador, sendo grande parte dos crimes, por arma de fogo e arma branca.

O tráfico de drogas e desavenças familiares têm sido os motivos para a maioria dos crimes. O clima de pânico gerado pela bandidagem rende dividendos inesgotáveis de notícias e comentários todos os dias. A escalada esmagadora da criminalidade cresce sem limites e mantém a sociedade acuada.

Grande parte dos homicídios registrados está relacionada ao crime organizado (Foto: Josemar Antunes)

Nos atos de violência, grupos criminosos exibem armas, mostram força, comemoram ações com queima de fogos de artificio e desafiam a segurança pública. No quadro da violência, o bairro Compensa, na zona Oeste de Manaus, tem sido palco de execuções. As facções criminosas Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV)- esta de origem carioca, brigam pelo controle do tráfico.

Conforme informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), de janeiro a abril deste ano, foram registrados 249 homicídios na capital, contra 243 do mesmo período de 2019. Destes registros, seis mulheres foram mortas de forma violenta, com características de execução, em janeiro, quatro a mais no comparativo do mesmo mês de 2019.

Sigrid Libório de Santana, 13, encontrada morta no dia 6 de fevereiro de 2020 (Foto: Josemar Antunes)

Os dados também revelam que entre os meses de janeiro e abril de 2020, houve queda em outros indicadores da criminalidade, como o latrocínio- com apenas dez registros, contra 13 do mesmo período. Também apresentaram forte redução em abril de 2020: furto -37%, tentativa de homicídio -55% e roubo -40%. O número geral de roubos de janeiro a abril foi 12.646, contra 13.721, do mesmo período do ano passado.

Ao longo de 2020, o número de casos de estupro foi de menos 31%, no comparativo do mesmo período de 2019, quando foram registrados 187 crimes neste ano, contra 271 do ano passado. Outro indicador que teve redução foi o crime de violência doméstica. Em abril deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) registrou 25 casos, contra 70 em relação ao mesmo mês do ano passado. Uma queda de 64,3% nas ocorrências.

O balanço da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) dos índices da criminalidade destacou, ainda, no primeiro quadrimestre a apreensão de 2,6 toneladas de drogas. Em relação ao comparativo com 2019, no mesmo período, esse índice apresentou  o número de 13.721 entorpecentes aprendidos durantes as operações dos órgãos policiais.

Conforme a SSP-AM, operações estão sendo intensificadas para combater os crimes violentos, como homicídios e tráfico de drogas.