Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Fim de semana registra 6 assassinatos e 7 feridos

A guerra entre facções criminosas que disputam territórios do tráfico de drogas apresenta um saldo crescente de violência em bairros da Zona Sul de Manaus

Fim de semana registra 6 assassinatos e 7 feridos

(Josemar Antunes/Amazonas1)

A guerra entre facções criminosas que disputam territórios do tráfico de drogas apresenta um saldo crescente de violência em bairros da Zona Sul de Manaus. Em quase 72 horas, seis pessoas foram assassinadas a tiros e outras sete ficaram feridas.

Na noite de quinta-feira, 11, dois homens foram executados com vários tiros. Patrik Wheyne Oliveira dos Santos, 34, foi morto com quatro tiros por volta das 18h45, na rua Arnaldo Carpinteiro Peres, no bairro Petrópolis.

Testemunhas afirmaram que o homem estava sendo perseguido, mas foi alçando pelos criminosos. Imagens de câmeras de segurança próximo ao local do crime registraram o assassinato.

Por volta das 19h, o auxiliar administrativo Tiago Carlos Prata de Oliveira, 29, foi assassinado com sete tiros na rua Dona Mimi, esquina com a rua São Luiz, no bairro Morro da Liberdade. A vítima era natural de Itaboraí (RJ). O corpo foi levado na manhã desta segunda-feira, 15, para ser sepultado na cidade de origem.

Em novo ataque na noite de sexta-feira, 12, um homem foi baleado na rua Adalberto Vale, no bairro Betânia. Segundo informações da polícia, a vítima estava sendo perseguida por criminosos que usavam roupas pretas.

No final da tarde sábado, 13, Anderson Cordeiro Santarém, de 31 anos, que era cadeirante e detento do semiaberto por tornozeleira eletrônica, foi assassinado a tiros na rua Paranavaí, no bairro Crespo. Na mesma ação, Rodrigo Coelho Baraúna, de 21 anos, também foi baleado.

Os dois homens foram socorridos e levados para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, mas não resistiram aos ferimentos.

Na madrugada de domingo, 14, o comerciante Adailton da Silva de Souza, 26, morreu no SPA Zona Sul, após ser alvejado a tiros durante um arraial. O crime ocorreu na rua da Paz, no bairro Crespo. Testemunhas relataram que a vítima já tinha fechado o lanche quando houve ação criminosa.

Outros dois homens foram baleados e identificados pela polícia como Jefferson Ramos de Oliveira, de 23 anos; Rudiery Nascimento, de 25 anos; Wronays Pereira Praia, de 30 anos, e Maria da Silva de Carvalho, de 49 anos. Os feridos não correm risco de morte.

Já o feirante Geovane Ferreira Peres, 30, foi morto com um tiro na barriga após ataque no Prosamim, na rua Vale do Javari, no bairro Betânia. A vítima assistia um jogo de futebol em uma banca, quando foi atingido por disparo de arma de fogo. Ele morreu no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul da capital.

Outros dois primos de Geovane identificados como Marcelo Leite Carvalho, de 26 anos, e Fábio Santos da Silva, de 18 anos, ficaram feridos. As vítimas também deram entrada no HPS 28 de Agosto. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.

Os moradores da área relataram que tanto Geovane quanto as outras pessoas foram baleadas por engano. Em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), a Polícia Civil constatou que Geovane citado em Boletim de Ocorrência (B. O.) por ameaça.

Já Jefferson respondia por roubo e receptação. Anderson possuía duas passagens por tráfico de drogas e respondia em liberdade usando tornozeleira eletrônica supervisionado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que após as ocorrências foram intensificadas policiamento nos bairros da Zona Sul. A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investiga os crimes.

A SSP-AM pede colaboração da sociedade pelo disque-denúncia 181 que leve informações sobre os criminosos. A identidade será mantido em sigilo.