Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Força-tarefa busca prender suspeitos pelos homicídios em janeiro

Quantidade de mortes registradas neste primeiro mês de 2020 tem preocupado a secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)

Força-tarefa busca prender suspeitos pelos homicídios em janeiro

(Josemar Antunes/Amazonas1)

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, anunciou na manhã desta quarta-feira, 29, a criação de uma força-tarefa na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil, para prender suspeitos pelos homicídios que foram registrados no mês de janeiro na capital.

“A força-tarefa é para agilizar a elucidação desses homicídios que estão acontecendo, bem como prender os homicidas e os possíveis mandantes”, destacou Bonates.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa às 11h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, na zona Sul, onde o secretário falou sobre o resultado das operações realizadas para combater o tráfico de drogas na capital na manhã desta quarta-feira, 29. 

(Josemar Antunes/Amazonas1)

De acordo com dados da SSP-AM, as mortes neste primeiro mês de 2020 são superiores ao número registrado no mesmo período do ano passado e estão relacionadas a disputas entre grupos rivais de traficantes. Segundo Bonates, com a intensificação das operações, somente em janeiro, a Polícia Militar apreendeu cerca de 170 armas de fogo e recuperou, aproximadamente, 160 veículos que foram roubados ou furtados.

As operações

A secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou três operações contra o tráfico de drogas em Manaus. Na invasão do Itaporanga, zona Norte, a operação ‘Domínio da Lei’ foi deflagrada pela polícia, com o objetivo de inibir a atuação e a presença de grupos criminosos nessas áreas.

Veja também:

Operação contra o tráfico de drogas é deflagrada na zona Norte

Sobe para 17 o número de presos na ‘Operação Domínio da Lei’

Operação Domínio da Lei aplica duro golpe na FDN com prisão das lideranças

Secretaria de Segurança deflagra Operação ‘Domínio da Lei’ contra o tráfico de drogas

A Domínio da Lei é uma continuidade ao trabalho iniciado no dia 15 de janeiro, quando policias Civil e Militar fizeram uma varredura na invasão Monte Horebe, no bairro Santa Etelvina, também na zona Norte. Na ocasião, 17 pessoas foram presas. A maioria das prisões foi efetuada em outros bairros, incluindo condomínios de luxo, mas referente a infratores que comandavam atos criminosos na invasão.

No bairro São José, na zona Leste, a polícia também deflagrou a quarta fase da operação Off-Line para coibir o comércio irregular de celulares. Segundo o secretário Bonates, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 15 estabelecimentos comerciais, que são suspeitos de venderem celulares oriundos de roubo e furtos praticados em ônibus do transporte coletivo.

A operação resultou na apreensão de cerca de 200 celulares e 10 pessoas foram conduzidas para o 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestarem mais esclarecimentos. A terceira operação é sigilosa e Bonates não deu mais detalhes.

 

(*) Com colaboração de Josemar Antunes – Amazonas1