Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Membro de facção é flagrado em esquema de fraude financeira

Na residência de Cristiano, os policiais encontraram uma fábrica de cartões falsos e indícios de lavagem de dinheiro para o tráfico de drogas

Membro de facção é flagrado em esquema de fraude financeira

Cristiano, que afirmou ser membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV), foi autuado por estelionato e uso de documento falso. (Josemar Antunes/ Amazonas1)

Cristiano Lima Martins, 34, foi apresentado na manhã desta terça-feira, 12, durante coletiva de imprensa no prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), no bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste de Manaus. A prisão do suspeito aconteceu após o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) realizar investigações em torno de um caso de estelionato.

De acordo com o delegado Sinval Barroso, diretor do DRCO, Cristiano foi abordado dentro de um carro com restrição de financiamento fraudulento. Indagado, Cristiano levou os policiais civis até uma casa, situada na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital.

“Cristiano já possui passagens por estelionato pela polícia do Amazonas, Pernambuco e outros estados do Nordeste brasileiro. A prática de crime é a mesma com financiamento fraudulentos de veículos. Ele enviava os carros para outros estados da federação e fazia o inverso. No momento da prisão, ele estava com uma identidade falsa. Também verificamos na casa dele, uma fábrica de cartões falsos. Nessa investigação, concluímos que ele lavava dinheiro do tráfico de drogas para uma facção criminosa”, explicou.

(Josemar Antunes / Amazonas1)

Além de Cristiano, estavam no automóvel a esposa do narcotraficante “Marcos Pará”, Luciana Uchôa Cardoso, 36, conhecida como “Estrela”, e Rafael Souza, o filho do ex-deputado estadual Wallace Souza. Luciana estava em liberdade condicional usando tornozeleira eletrônica, mas ela havia danificado o dispositivo de monitoramento da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Ela foi liberada após pagamento de fiança de valor não divulgado. O delegado Sinval Barroso informou, ainda, que foi feito uma petição junto ao juiz para autorização dos materiais apreendidos e da participação de Rafael Souza e Luciana no esquema.

Luciana possui passagens pelos crimes de posse e porte ilegal de arma de fogo, além de falsidade ideológica. Rafael foi condenado a nove anos de reclusão pela morte de um suposto traficante. Já Cristiano é reincidente pelo crime de estelionato.

Cristiano, que afirmou ser membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV), foi autuado por estelionato e uso de documento falso. Luciana foi autuada por dano ao patrimônio público. Ao término dos procedimentos cabíveis, Cristiano será apresentado na audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, na zona Sul de Manaus.