Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

‘Tropa’ da FDN invade comunidade para matar membros do CV

Cerca de 15 homens invadiram a comunidade Alfredo Nascimento para executar membros do Comando Vermelho. A PM foi acionada e três suspeitos morrem no confronto

Homens da Força Tática e da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foram acionados, na noite de segunda-feira, 27, por moradores da comunidade Alfredo Nascimento, no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, denunciando que a comunidade estaria sendo “invadida” por um grupo de 15 homens, fortemente armados.

Chegando ao local, as guarnições teriam sido recebidas a bala, em duas situações, e três suspeitos morreram após o confronto com os policiais militares. 

Segundo informações da polícia, os moradores relataram que a comunidade havia sido invadida por 15 homens armados com pistolas e metralhadora, e que seriam membros da facção criminosa Família do Norte (FDN).

De acordo com informações dos moradores, repassadas à polícia, os criminosos usavam coletes balísticos e pretendiam executar rivais do Comando Vermelho (CV), escondidos na comunidade.

Na intervenção policial foram apreendidas duas armas de fogo calibre 38, nove munições de calibre 38, sendo quatro deflagradas, uma espingarda cano duplo calibre 12, uma munição calibre 12 deflagrada, 13 munições do mesmo calibre intactas, três munições calibre nove milímetros intactas e um colete à prova de balas.

O material apreendido foi apresentado no 6º Distrito Integrado de Polícia (6º DIP).

Os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro Cidade Nova, na zona Norte da capital. 

A ocorrência

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) recebeu informações que, na rua Espigão, vários homens armados estavam intimidando os moradores e se preparando para um confronto com a facção Comando Vermelho (CV).

No local, uma equipe da Rocam foi recebida a tiros e um suspeito foi baleado.  Ele foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz, no bairro Colônia Terra Nova, na mesma zona, mas não resistiu aos ferimentos.

Com o suspeito, ainda não identificado, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 (marca Taurus), sete munições calibre 38, sendo duas deflagradas, e um rádio comunicador, além de porções pequenas de maconha.

Por volta das 3h21, policiais militares da Força Tática foram mobilizados após um casal de idosos ser mantido refém dentro de casa na rua Samon, por membros da facção FDN.

O imóvel foi cercado e durante as negociações os idosos foram liberados sem ferimentos pelos suspeitos.

Ao entrar na casa, a guarnição foi recebida a tiros por Diego Pimentel Leal, 24, e Elias Felipe Batalha Rolim, 22.

No confronto, os dois homens foram baleados e levados ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo, na zona Leste, onde morreram minutos depois de dar entrada.

 

(*) com informações de Josemar Antunes