Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Ainda com sonda, Bolsonaro deve reassumir Presidência nesta sexta-feita

O hospital que ele está internado, em SP, reservou uma ala para que o presidente trabalhe a partir de sexta. Os médicos não informaram uma previsão de alta.

Ainda com sonda, Bolsonaro deve reassumir Presidência nesta sexta-feita

Internado em São Paulo após cirurgia feita no domingo, 8, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) apresentou evolução favorável nesta quinta-feira, 12, e deve reassumir a Presidência nesta sexta, 13. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) ocupa interinamente o cargo.

Os médicos não informaram uma previsão de alta do presidente ou quando ele deve retornar a Brasília. É esperado, no entanto, que ele saia do hospital no domingo, 15.  Há uma ala reservada no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, para que o presidente trabalhe a partir de sexta. As salas abrigam sua equipe médica e de segurança, além dos familiares.

A cirurgia para correção de uma hérnia no abdômen foi a quarta pela qual Bolsonaro passou desde que sofreu um ataque à faca durante a campanha eleitoral no ano passado. Bolsonaro segue com uma sonda nasogástrica e em jejum oral, se alimentando somente pelas veias. A previsão, no entanto, é que a sonda seja retirada ainda nesta quinta ou na sexta, quando o presidente passará a ter uma dieta líquida, baseada em chá, caldo ralo e gelatina.

O boletim médico desta quinta destaca que Bolsonaro está “sem dor, afebril e com recuperação progressiva dos movimentos intestinais”. A cicatriz da cirurgia também tem bom aspecto. O presidente segue fazendo fisioterapia e caminhadas, para estimular os movimentos do intestino. As visitas continuam restritas. Acompanham o presidente no hospital a primeira-dama, Michelle Bolsonaro e o filho, Carlos Bolsonaro.

(*) Com Informações da Folha Press