Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Manchete

Aliados de Amazonino esperam anúncio de secretários para o dia 15 de setembro

Aliados de Amazonino esperam anúncio de secretários para o dia 15 de setembro

Assessores e políticos aliados de Amazonino Mendes aguardam a definição do secretariado para esta semana (Assessoria de Imprensa)

Coluna Cenário

Aliados do governador eleito Amazonino Mendes (PDT) esperam para o próximo dia 15 de setembro, na próxima sexta-feira, o anúncio dos nomes que vão compor o secretariado do novo governo. Amazonino toma posse do cargo no dia 2 de outubro após vencer a eleição suplementar no Estado, provocada com a cassação do ex-governador José Melo (Pros) e de seu vice, Henrique Oliveira (SD).

Depois da vitória, políticos, gestores e técnicos que atuaram na campanha de Amazonino ou trabalharam com ele em outras gestões começaram a ser sondados para assumir as secretarias. Até o momento, sabe-se que o “braço direito” do novo governador será o ex-secretário da Susam e da Semsa, quando Amazonino era prefeito de Manaus,  Francisco Deodato.  Ele está cotado tanto para a Casa Civil como para retomar a administração da Secretaria de Saúde do Estado.

Atuais secretários do governo que têm amizade com Amazonino e se empenharam na campanha eleitoral do mês passado, também, devem permanecer no cargo, como Oreni Braga (Amazonastur), Robério Braga (SEC), Cleitman Coelho (Seap) e Fabrício Lima (Sejel).

Por outro lado, pessoas de confiança do governador eleito que trabalharam com ele em outras gestões devem contar com novo voto de confiança e assumir um lugar importante no governo do Estado.

Esse é o caso do ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, que foi gestor de Amazonino na época em que ele foi prefeito de Manaus (2008 a 2012). Nesse período, Dutra fez “dobradinha” com o ex-chefe de Fiscalização do Ibama, Adilson Cordeio, que atuou como sub na Semma. Pelo relevante trabalho que os dois prestaram ao órgão, Dutra deverá assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Adilson está cotado para assumir o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Além de homens de confiança, Amazonino, também, deverá contar com indicações de aliados, como o senador Omar Aziz (PSD), para nomear seus secretários.  Nos bastidores, informações dão conta de que Omar quer indicar a vereadora Glória Carrate, do partido dele, para assumir a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e o deputado estadual Sidney Leite, do partido do ex-governador José Melo (Pros), para assumir a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ou a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

Outro político, aliado de Amazonino, que está de olho em uma pasta no governo é o deputado federal Pauderney Avelino que, no primeiro momento, tinha interesse pela Seduc, mas vendo a disputa entre o ex-secretário Rossiele Soares e Sidney Leite, abriu a possibilidade de assumir a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). 

 

Possível relação de parte do secretariado de Amazonino Mendes  

Amazonastur – Oreni Braga

Casa Civil – José Pacífico ou Francisco Deodato

Seas – Glória Carrate

SEC – Robério Braga ou Orsini Jr.

Seap – Cleitman Coelho

Secom – Celes Borges ou Célio Júnior

Seduc – Rossieli Soares  ou Sidney Leite

Sefaz – Samuel Hanan

Seinfra - Américo Gorayeb ou Bosco Saraiva

Sejel – Fabrício Lima

Sema – Marcelo Dutra

Seplan – Pauderney Avelino

Sepror – Sidney Leite  (Se não  ficar na Seduc)

SSP – Walter Cruz

Susam – Francisco Deodato (se não ficar na Casa Civil)