Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Bolsonaro leva humorista para distribuir bananas e agredir jornalistas

O momento foi transmitido em uma live. No dia anterior, governo havia publicado cartilha de proteção à imprensa e jornalistas

Bolsonaro leva humorista para distribuir bananas e agredir jornalistas

Após resultado fraco do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, com crescimento de apenas 1,1% no ano, o presidente Jair Bolsonaro escalou um humorista para responder perguntas da imprensa sobre o ritmo da atividade econômica nesta quarta-feira, 4. O primeiro PIB de Bolsonaro é pior do que o último do ex-presidente Michel Temer.

“PIB? O que é PIB? Pergunta para eles (jornalistas) o que é PIB”, disse Bolsonaro ao humorista Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, da TV Record.

Bolsonaro leva humorista para distribuir bananas aos jornalistas

 

Em seguida, um jornalista reforçou que a pergunta era dirigida para o presidente, e não para o humorista. “Paulo Guedes, Paulo Guedes”, reagiu Carioca.

“Posto Ipiranga”, sugeriu Bolsonaro ao humorista, rindo.

Vestido como Bolsonaro, inclusive com uma réplica da faixa presidencial, Carioca usou a estrutura da Presidência para distribuir bananas aos jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada.

O humorista também pediu para ser questionado pelos profissionais como se fosse o presidente, o que não ocorreu.

Depois, o próprio Bolsonaro apareceu e quis participar da encenação.

 

Negociação com o Congresso

 

Quando indagado por jornalistas sobre riscos na negociação com o Parlamento em relação ao Orçamento impositivo ou sobre o resultado aquém do esperado do PIB, Bolsonaro terceirizou as respostas ao humorista.

Tudo foi transmitido ao vivo na conta oficial do presidente da República nas redes sociais.

O humorista chegou em um carro oficial da Presidência e contou com a ajuda do secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, para sair do veículo.

Ele ficou posicionado no mesmo local que Bolsonaro usa normalmente para responder perguntas da imprensa.

A área é restrita.

Antes da chegada de Carioca, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela Secom, desceu de outro carro e foi a pé acompanhar todo o ato.

 

Cartilha

 

Na terça-feira, 03, o governo federal divulgou a reedição de uma cartilha sobre a proteção de jornalistas e comunicadores no Brasil.

Elaborado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, chefiado por Damares Alves, o texto traz uma nova edição do documento, lançado no governo de Michel Temer, e prevê que “as autoridades públicas têm a obrigação de condenar veementemente agressões contra jornalistas”.

O manual diz ainda que “os agentes do Estado não devem adotar discursos públicos que exponham jornalistas”.

 

Desempenho péssimo

 

O resultado do PIB de 2019 é menos da metade do projetado inicialmente pelos economistas.

Em dezembro de 2018, às vésperas da posse do presidente Jair Bolsonaro, analistas do mercado financeiro renovaram a aposta na retomada e projetaram crescimento de 2,55%.

Foi o terceiro ano seguido de fraco crescimento da economia brasileira.

Em 2017 e em 2018, a primeira divulgação do PIB mostrou expansão de 1,1%.

Posteriormente, os dados foram revisados para 1,3%. Em 2015 e 2016, houve queda no PIB.

 

(*) Com Informações do Estadão