Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Bolsonaro nomeia assessor de Ciro Nogueira, do Centrão, presidente do FNDE

O Metrópoles revelou que, a partir do início da pandemia, Bolsonaro mais que triplicou os seus encontros com parlamentares do Centrão na busca de apoio

Bolsonaro nomeia assessor de Ciro Nogueira, do Centrão, presidente do FNDE

Reprodução: cartacapital

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou Marcelo Lopes da Ponte, chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), do Centrão, como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A nomeação, publicada no Diário Oficial da União (DOU), faz parte da estratégia do presidente, objetivando aliar-se a parlamentares do Centrão – grupo de congressistas fisiológicos do Congresso – para tentar barrar processos de impeachment.

O presidente se elegeu pregando contra esse tipo de prática.

O Metrópoles revelou que, a partir do início da pandemia, Bolsonaro mais que triplicou os seus encontros com parlamentares do Centrão na busca de consolidar o grupo como a sua base de apoio no Congresso.

A portaria com a nomeação foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter de Souza Braga Netto, e publicada junto com a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

O órgão que agora fica nas mãos do Centrão é uma autarquia do Ministério da Educação e teve orçamento de cerca de R$ 55 bilhões previstos ano passado.

O fundo responde pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

(*) Com informações do Metrópoles