Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Câmara de Presidente Figueiredo alinha data para novas eleições

O Portal Amazonas1 realizou uma série de reportagens no município e denunciou a situação de abandono da cidade e o sofrimento da população com problemas como lixo, infraestrutura e saneamento básico.

Câmara de Presidente Figueiredo alinha data para novas eleições

Vereadores da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo (Márcio Silva/Amazonas1)

Logo após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) indeferir os embargos da defesa do prefeito Romeiro Mendonça (MDB) e do vice Mário Abrahão (PDT), mantendo a cassação de ambos e imediata realização de eleição, o presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Jonas Castro Ribeiro (PSB), informou que a Casa aguarda ser notificada oficialmente para decidir os próximos passos,

O portal Amazonas1 realizou uma série de reportagem na cidade do Presidente Figueiredo, semana passada, e denunciou o descaso da prefeitura municipal com a população da cidade.

No entanto, enquanto aguardam a deliberação, os vereadores iniciaram as tratativas para o novo processo eleitoral cujo mandato dura até o final de 2020, quando acontecem as eleições municipais que acontecem em todo o Brasil. 

Veja também:

Presidente Figueiredo: a terra do descaso

Crianças arriscam a vida ao atravessar ponte para poder ir à escola, em Presidente Figueiredo

A decisão do TRE-AM julgada por unanimidade, afasta Romeiro Mendonça e o vice de seus respetivos cargos, fazendo com que o vereador Jonas Ribeiro assuma, interinamente, a prefeitura até uma nova eleição que deve ser anunciada em breve.

Vereador Jonas (Márcio Silva/Amazonas1)

De acordo com vereador, a Câmara deve se reunir com o órgão judiciário eleitoral em breve para anunciarem à população a data das eleição. 

Vereador Ricelli Pontes (Márcio Silva/Amazonas1)

A desembargadora eleitoral, Ana Paula Serizawa, foi a relatora do processo. Um dos nomes cotados para a disputa pela vaga de prefeito da cidade é o vereador da oposição Ricelli Pontes, e o próprio vereador Jonas.

Cassação

Em setembro deste ano, o TRE-AM cassou, por maioria dos votos, o mandato de Romeiro Mendonça e seu vice, Mário Abrahão, por abuso de poder econômico. De acordo com a assessoria do Tribunal, os gestores puderam permanecer no cargo até o esgotamento das vias ordinárias do recurso.