Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

Com 48h para entregar exames, Bolsonaro cogita ter pego Covid-19

"Talvez tenha pego esse vírus e nem senti", afirmou o presidente Bolsonaro em uma entrevista para a Rádio Guaíba, de Porto Alegre

Com 48h para entregar exames, Bolsonaro cogita ter pego Covid-19

(Foto: Carolina Antunes/PR)

O presidente Jair Bolsonaro cogitou nesta quinta-feira, 30 que já teria sido infectado pelo novo coronavírus, mas que não teria desenvolvido os sintomas da Covid-19.

“Talvez tenha pego esse vírus e nem senti”, afirmou Bolsonaro em uma entrevista para a Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS), ao responder uma pergunta sobre a decisão da Justiça Federal que determinou que ele mostre o resultado dos exames feitos para detectar a Covid-19 para o jornal O Estado de S. Paulo.

Bolsonaro ainda explicou que usa nomes diferentes em seus exames e medicamentos por questões de segurança.

“Sou uma pessoa conhecida para o bem ou para o mal. Quando fui medicado, coloquei um nome fantasia, porque na ponta da linha está um ser humano, não se sabe o que pode ser feito se alguém souber que é o Jair Bolsonaro”, disse.

Leia também:

AGU diz à Justiça que Bolsonaro testou negativo, mas não entrega exame 

No lugar dos exames, a AGU (Advocacia Geral da União) apresentou um relatório médico feito pelo departamento médico da Presidência da República, afirmando que o presidente não teria contraído a doença.

A manifestação foi desconsiderada e a Justiça deu um novo prazo de 48 horas para que o presidente apresente os exames solicitados no processo.

 

Prazo para entregar exames

 

A juíza Ana Lúcia Petri Betto decidiu nesta quinta-feira, 30, dar 48 horas para que o presidente Jair Bolsonaro entregue à Justiça “os laudos de todos os exames” realizados para verificar se foi contaminado ou não pelo novo coronavírus.

Ao invés de enviar os laudos de todos os exames, a AGU (Advocacia-Geral da União) informou que encaminhou à Justiça um relatório médico de 18 de março no qual atesta que Bolsonaro se encontra “assintomático” e teve resultado negativo para os testes do novo coronavírus realizados no mês passado.

“Considerando que o documento juntado pela parte ré (relatório médico, datado de 18.03.2020 – id 31571155), não atende, de forma integral, à determinação judicial, renove-se a intimação da União, nos termos do id 31436976, para que, em 48 (quarenta e oito) horas, dê efetivo cumprimento quanto ao decidido, fornecendo os laudos de todos os exames aos quais foi submetido o Exmo. Sr. Presidente da República para a detecção da COVID-19, sob pena de fixação de multa de R$5.000,00 por dia de omissão injustificada”, determinou a juíza.

 

(*) Com informações do R7.com