Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

Com poucas denúncias, TRE-AM disponibiliza aplicativo para receber informações de crimes eleitorais

Com poucas denúncias, TRE-AM disponibiliza aplicativo para receber informações de crimes eleitorais

Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já deu início ao trabalho para as eleições municipais de 2020. (Foto: divulgação)

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) disponibilizou o aplicativo Pardal para receber denúncias da população sobre crimes eleitorais cometidos na eleição suplementar para governador. O número de denúncias de irregularidades eleitorais até o momento foi considerado baixo, segundo balanço geral feito na manhã desta terça-feira, 25 de julho, pela Comissão de Fiscalização da Propaganda.
Segundo uma das coordenadoras da Fiscalização da Propaganda Eleitoral em Manaus, juíza Anagali Marco Bertazzo, o aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sendo disponibilizado pelo TRE-AM como novo meio de comunicação com a população. “Nós esperamos, com isso, ampliar o acesso das pessoas aos órgãos de fiscalização. Elas podem fazer denúncias de compra de votos, propaganda irregular, entre outras. Contamos muito com o apoio da população para receber essas denúncias e fazer o encaminhamento correto”, afirmou.
Os interessados podem baixar o aplicativo no celular e no computador nos seguintes links (Ios: https://itunes.apple.com/br/app/pardal/id1138128680?mt=8, Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.trees.pardalmobile&hl=pt_BR e Desktop: Desktop: https://webapps.tre-am.jus.br:8443/pardal).
O procurador Regional Eleitoral, Victor Riccely, ressaltou que as redes sociais têm sido o principal palco das disputas eleitorais por parte dos candidatos, e os órgãos de fiscalização estão atentos. “É lá que está ocorrendo o maior número de situações que ensejam denúncias por parte da população. E o nosso objetivo é garantir a normalidade e tranquilidade do pleito, além da isonomia entre todos os candidatos”, disse.