Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Comissão da PEC da 2ª instância terá reunião no recesso parlamentar

Segundo o presidente da Comissão, deputado Marcelo Ramos (PL), estão previstos encontros com juristas, entidades representativas de instituições ligadas ao Poder Judiciário.

Comissão da PEC da 2ª instância terá reunião no recesso parlamentar

Comissão quer colocar em votação a PEC na Câmara em março. (Foto: Jorge William / Agência O Globo)

A Comissão Especial da Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) de nº 199/19, a chamada PEC da Segunda Instância, vai se reunir durante o recesso parlamentar da Câmara dos Deputados, previsto para a próxima sexta-feira, 20. O relatório final deve ser entregue até o final do mês de março de 2020.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Marcelo Ramos (PL), estão previstos encontros com juristas, entidades representativas de instituições ligadas ao Poder Judiciário, Tribunais Estaduais e Regionais Federais, entre outros.

“Serão oito audiências públicas na comissão, que deverão ser encerradas no dia 18 de março se o conjunto de deputados entender que a matéria está madura para discussão e votação. Já nos estados, haverá seminários que ficarão a cargo dos deputados proponentes”, disse Ramos.

O colegiado pretende se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli,; o  ex-ministro do STF, Cezar Peluso,  autor intelectual da proposta; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha;  o procurador-geral da República Augusto Aras; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz; o advogado-geral da União, André Luiz Mendonça, entre outras.

Mais agilidade no sistema processual

O deputado Marcelo Ramos afirmou, ainda, que a Comissão tem o compromisso de entregar com rapidez uma verdadeira reforma no sistema processual brasileiro.

“O judiciário brasileiro merece ser mais célere e atender de forma efetiva as demandas da sociedade. Essa PEC representa muito mais do que a condenação em segunda instância. É a PEC que vai reformar nosso poder judiciário!”, destacou o deputado.

O relator da PEC nº 199/19, deputado Fábio Trad (PSD-MS), também disse que a proposta dá agilidade à Justiça brasileira.

“Essa será a Comissão que dará ao Brasil a antecipação do trânsito em julgado para agilizar a Justiça brasileira”, disse Trad em suas redes sociais.

A redação em discussão na comissão especial modifica dois artigos da Constituição – o 102 e o 105 -, transformando recursos extraordinários e especial em ações revisionais de competência originária do STF e do STJ, de modo que trânsito em julgado ocorra nas decisões proferidas pelas cortes de segunda instância.

PSL pressiona e fica com 3ª vice-presidência

Após pressão do PSL, o cargo de 3º vice-presidente, da Comissão da PEC da 2ª instância, ficou com o  Coronel Tadeu (PSL/SP), definido em uma reunião realizada na tarde da segunda-feira, 16.

“O condenado vai ou não para a cadeia? Prisão em segunda instância virou tema nacional. Como vice-presidente da respectiva Comissão, irei trabalhar para que a impunidade tenha fim”, afirmou Coronel, também em suas redes sociais.

Conforme a Agência AM 1 informou, no último dia 11 de dezembro, os nomes  dos deputados Aliel Machado (PSB/PR) para 1º vice-presidente e Alexandre Leite (DEM/SP) para 2º vice-presidente se mantêm na Comissão.