Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Escolas e órgãos públicos municipais começam a fazer coleta seletiva

Escolas e órgãos públicos municipais começam a fazer coleta seletiva

A medida começou a ser atendida pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

A medida começou a ser atendida pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

Sensibilizar a gestão pública para combater o desperdício do lixo instituindo a “Coleta Seletiva” nas instituições municipais foi o objetivo da Indicação 166/2017, de autoria do presidente da Comissão de Serviço Público (Comserp) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Gedeão Amorim, aprovada em abril deste ano. A medida começou a ser atendida pela Prefeitura de Manaus por meio da  Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

Com base na proposta, a Semulsp iniciou o programa da Coleta Seletiva em escolas e órgãos públicos. Para Gedeão, a medida contribui principalmente para a sensibilização de gestores municipais no sentido de reduzir o volume do lixo gerado nas escolas e repartições públicas além de ajudar na seleção do material reciclável.

“Fico feliz que tenham atendido a minha indicação, isto é um benefício para toda a sociedade, pois, além de diminuir o consumo de lixo e dá destino adequado para os resíduos gerados, também, estamos incentivando a mudança de atitudes em relação ao desperdício e sensibilizando funcionários em torno da causa ambiental” explica Amorim.

Diretriz ministerial

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Coleta Seletiva é o recolhimento diferenciado de resíduos que foram previamente separados por empresas ou pessoas segundo a sua constituição ou composição. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos diz que a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos. Em Manaus, a Semulsp iniciou as primeiras coletas seletivas em 2014, no Centro da Cidade de forma generalizada, mas nunca com foco nas repartições públicas da própria Prefeitura de Manaus. Hoje, o programa já atende mais de 300 mil pessoas em 122 localidades da capital. Todos os materiais reutilizáveis e recicláveis recolhidos pela Secretaria são distribuídos às associações, cooperativas e núcleos de catadores.

“Além de gerar renda para milhões de pessoas que trabalham com reciclagem esta iniciativa, também, significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. É olhar com carinho para o futuro do nosso planeta”, justifica o vereador.

Ainda de acordo com o parlamentar, o Amazonas é o quinto Estado brasileiro em geração diária de lixo urbano por habitante (0, 929 quilos) e o primeiro da região Norte. O Estado fica atrás, apenas, do Distrito Federal (1.551 quilo), São Paulo (1.346 quilo), Rio de Janeiro (1.268 quilo) e Goiás (0,955 quilos). A média nacionaldiária é de 0,941 quilos por habitante.

(*) Com informações da Assessoria