Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Estudante do AM reclama de viés político nas questões do Enem

Estudante do AM reclama de viés político nas questões do Enem
Pela primeira vez participando das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a estudante Thais Marques, 19, da zona Leste de Manaus (AM), reclamou que o tema da redação – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” – teve viés político.

Thais Marques disse que não teve interesse pela prova por conta do viés político (Islânia Lima)

“Confesso que vi um pouco de política no tema da redação, pelo menos eu entendi dessa forma. Falo isso porque nessas eleições muito se falou em fake news e que as notícias falsas podem ter influenciado no resultado das eleições. Eu penso que não foi bem assim. A internet não controla ninguém. Cada um tem seu pensamento”, afirmou.
A estudante realizou a prova no Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire (CETI), na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira. No local, outros alunos, também, reclamara do contexto criado pelo exame.  Ela admitiu que o tema não a empolgou, e por isso, ela priorizou outras questões da prova.
“Aproveitei a prova para me dedicar as demais questões, que para mim foram mais importantes. Achei o tema sem importância e não conto com esta nota para entrar na faculdade”, afirmou, mesmo sabendo que a redação tem peso importante no Enem.

Thais Marques realizou prova no Ceti Elisa Bessa Freire, na zona Leste (Reprodução)

Thais explicou que questões ligadas à internet ainda são pouco estudadas em cursinhos ou mesmo nas escolas de ensino médio e que existe pouco material bibliográfico sobre o tema. “Eu confesso que além de achar muito político o tema, também, é muito subjetivo, porque não há muitas literaturas sobre a manipulação do comportamento humano nas redes sociais”, justificou.
Com o objetivo de cursar Farmácia, a estudante garantiu estar confiante no resultado com base nas repostas que deu a outras questões objetivas do exame. “Quando se fala em temas genéricos, a avaliação é muito pessoal. Por isso, preferi não dedicar muito tempo à redação por entender os riscos que eu iria correr”, concluiu.
(*) Matéria reproduzida pelo Jornal/Portal O Globo