Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Governo e Ministério do Meio Ambiente firmam convênio ‘Lixão Zero’

Wilson Lima e Ricardo Salles assinaram compromisso voltado para a implementação de programas de encerramento de todos os lixões e aterros controlados no Amazonas

Governo e Ministério do Meio Ambiente firmam convênio ‘Lixão Zero’

Wilson Lima e Ricardo Salles assinam acordo de cooperação (Foto: Antônio Mendes)

O governo do Amazonas e o Ministério do Meio Ambiente assinaram, neste sábado, 1º, um acordo de cooperação para a implementação do programa “Lixão Zero” e outras medidas direcionadas à gestão de resíduos sólidos.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o ministro Ricardo Salles, firmaram o compromisso durante encontro que começou na Manaus Moderna, Centro, e terminou na Ponta das Lajes, Mauazinho, zona Sul, em uma coleta de lixo na orla do rio Negro.

O acordo visa o desenvolvimento de ações que promovam a melhoria da qualidade ambiental urbana.

A vigência da parceria é de três anos e durante esse tempo, o governo será responsável por planejar e coordenar os programas ou projetos de cooperação futura e avaliar atividades executadas. 

 

Leia também

 

TCU desmente Menezes em contrato de R$ 3,6 mi: ‘não recomendamos’ 

 

“O Governo do Estado do Amazonas e o Ministério do Meio Ambiente concordam em cooperar e atuar para justamente colocar de pé essa agenda de qualidade ambiental urbana, ações de combate ao lixo dos rios e dos igarapés, recuperação ambiental das margens, instalações de dispositivos de retenção de resíduos, melhoria de gestão de resíduos, evitar novos emissões de lixos nos ecossistemas (…)”, afirmou Salles.

A vigência do documento é de três anos (Foto: Antônio Mendes/Amazonas1)

 

Segundo o ministro o programa e a parceria com o governo é uma das prioridades do Ministério do Meio Ambiente, através do encerramento de todos os lixões e aterros controlados no Amazonas, mas também serão realizadas ações para implementação de novas tecnologias para a área ambiental; soluções de saneamento para comunidades ribeirinhas; estações de monitoramento e qualidade do ar; acesso a equipamentos necessários para essas ações e as campanhas da Agência Nacional de qualidade Urbana. 

Leia mais

Salles reafirma que nenhum setor da ZFM será substituído

 

“Alinhamos políticas com o governo federal para que a gente possa avançar nessas questões para encontrar soluções para esses problemas, e aqui também o compromisso  de monitorar a questão da qualidade do ar em parceria com o governo Federal e outros instrumentos que também surgirão nessa pauta”, disse Wilson Lima.

Rios Limpos para Mares Limpos 

Durante a visita, o ministro acompanhado de Wilson Lima e do administrador da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency – EPA), Andrew Wheeler, visitaram o Porto de Manaus, o Encontro das Águas e a Ponta das Lajes, onde acompanharam o andamento do projeto “Rios Limpos para Mares Limpos”, lançado no Amazonas como parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

Andrew Wheeler (Meio Ambiente EUA), Salles e Wilson Lima coletam lixo na praia (Foto: Antônio Mendes)

“O Estados Unidos têm preocupação em apoiar o Brasil, fazer tudo o que for possível, nos deram bastante apoio nesse tema, e continuarão sendo grandes parceiros do Brasil e agradecem muito essa oportunidade de colaborar”, disse Salles em nome de Wheeler.

Os representantes participaram de uma ação de uma coleta de lixo na praia, que mobilizou também o grupo Remada Ambiental, a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) e os “Garis da Alegria”.

Também participaram da ação os ”Garis da Alegria” (Foto: Antônio Mendes)

Cooperação 

Na última quinta-feira, 30, o ministro do Meio Ambiente e Andrew Wheeler assinaram um Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Sustentabilidade Urbana.

O protocolo de intenções entre os dois países, com duração inicial de cinco anos, tem como principal objetivo permitir a criação de programas voltados à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

A política pública implantada pelo ministério tem como foco seis linhas de atuação: lixo no mar, resíduos sólidos, áreas verdes urbanas, qualidade do ar, saneamento e qualidade das águas, e áreas contaminadas.

O acordo entre o governo e o ministério abrange as seguintes áreas de cooperação: proteção contra poluição e restauração dos oceanos; soluções e melhores práticas para combater o lixo marinho; tecnologias alternativas para tratamento de esgoto; proteção dos recursos hídricos e restauração da qualidade da água; metodologia e instrumentos de licenciamento ambiental e avaliação de impacto; e gestão adequada de resíduos para reduzir sua geração, incluindo reciclagem e desperdício de alimentos.