Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Hostilidade de filhos de Bolsonaro a aquecimento global preocupa ambientalistas

A hostilidade aberta preocupa analistas. Para o cientista político Antonio Lavareda, o principal capital de um país que não é potência militar e nem econômica é a imagem.

Hostilidade de filhos de Bolsonaro a aquecimento global preocupa ambientalistas

Nas redes sociais, os filhos do presidente eleito têm um histórico de críticas e deboches sobre o assunto. (Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução)

Além das ameaças do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de sair do Acordo de Paris, os seus filhos têm um histórico de críticas e deboche quanto ao aquecimento global.

No país, a saída do pacto estaria condicionada à aprovação pela maioria na Câmara e no Senado -o PSL de Bolsonaro terá a segunda maior bancada na Câmara Federal a partir de 2019.

Nas redes sociais, os filhos do presidente eleito têm um histórico de críticas e deboches sobre o assunto. (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução)

Desde o ano passado, há menções de Carlos, Flávio e Eduardo Bolsonaro no Twitter sobre aquecimento global. “O aquecimento global proporcionando o dia mais frio do ano no Rio de Janeiro!”, escreveu o vereador Carlos Bolsonaro na “A nova dos destruidores de reputação e comedores de alfafa: quem ñ acredita em aquecimento global acredita em terra plana! É mta maconha!”, disse.
Seu irmão Flávio, senador eleito pelo Rio de Janeiro, também se referiu ao aquecimento global como farsa e compartilhou um link que seria sobre o assunto (atualmente o endereço leva a uma página não relacionada ao assunto).

No início de 2018, o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro gravou um vídeo em meio à neve nos EUA, no qual citou o presidente Donald Trump e a saída do pacto, e disse que o aquecimento global é uma farsa.

Em outro post o filho do capitão reformado diz: “O termo aquecimento global ficou muito cara-de-pau, então convencionaram mudar para mudança climática, como se a Terra durante toda a sua existência não estivesse em constante mudança. Mas não se engane, as intenções seguem as mesmas.”

A hostilidade aberta preocupa analistas. Para o cientista político Antonio Lavareda, o principal capital de um país que não é potência militar e nem econômica é a imagem. “Há uma consciência global em relação ao ambiente e qualquer postura desafiadora em relação ao Acordo de Paris causaria um arranhão na imagem do país”, afirma.

O Acordo de Paris foi assinado em 2015 por 195 países que se comprometeram a limitar o aquecimento global preferencialmente a até 1,5°C. Pelo acordo, o Brasil deverá reduzir em 37% suas emissões de gases de efeito estufa até 2025 e chegar a 43% em 2030.

O coordenador do Programa de Política e Economia Ambiental do FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), Guarany Osório, avalia que o aquecimento global é um problema que afeta a segurança nacional. “O aumento de temperatura a médio e longo prazos faz com que eventos extremos sejam mais frequentes e severos. A mudança climática afeta a segurança hídrica, alimentar e energética. Desconsiderar isso em política de planejamento é o mesmo que negligenciar riscos futuros.” Para o especialista, o Brasil é um ator importante nos processos multilaterais sobre o clima.

Assim que anunciada a vitória de Bolsonaro, o Observatório do Clima, uma das ONGs mais importantes sobre ambiente, disse que fará cobranças pelo cumprimento das metas climáticas.

“Abandonar o tratado climático acarretaria em sérios problemas para os interesses econômicos e a imagem do país, que teve momentos de propagandismo na implementação do acordo; provou que era possível reduzir emissões pelo combate ao desmatamento e serviu de exemplo para a comunidade internacional -em 1992, o Brasil sediou a convenção Rio 92”, afirma o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Ritt.

Qualquer nação que sair do acordo terá a relação com a França abalada. Em seu discurso na reunião da assembleia-geral da ONU, em setembro deste ano, o presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu a exclusão de acordos comerciais com países que deixassem o Acordo de Paris. Ao parabenizá-lo pela vitória na eleição, o presidente francês falou em “princípios democráticos” e que espera manter a cooperação bilateral no âmbito da “diplomacia ambiental”.

“Sair do pacto significa deixar de cooperar para a solução de problemas que envolvem o aquecimento global, que é uma questão mundial, e o Brasil passaria a ser visto como um problema não só para a França, mas para o mundo”, diz Carlos Rittl.

Já o partido do presidente francês, A República em Marcha, chegou a dizer em uma rede social que Bolsonaro é cético em relação ao aquecimento global, homofóbico, sexista e racista. 

“Adotar uma política irresponsável para o ambiente será desastroso ao país. O patrimônio ambiental brasileiro é uma riqueza e não deveria ser visto como um problema, como aparece nos planos de Jair Bolsonaro. É preciso que Bolsonaro se dê conta da sua responsabilidade. O acordo é importante para a economia do Brasil, a sociedade brasileira, a agricultura e o equilíbrio do clima mantêm a imagem do país como um líder perante a comunidade internacional no que tange à agenda de clima”, afirma Carlos Rittl.

(*) Com informações da Folha Press